6 de jan. de 2013

Como um gearhead inglês está salvando o antigo TVR de seu pai

tvr de familia_640 (1)

Ser um gearhead às vezes é genético. Muitos entusiastas, caras e garotas, aprenderam a gostar de dirigir, de motores e corridas graças aos seus pais (ou mães) ou algum outro membro da família.
Para o inglês Patrick Herald não havia como escapar: por toda a década de 60 seu velho teve carros incríveis como Lotus Six, Jaguar XK120, alguns E-Types e um de seus favoritos: um TVR Tuscan V6 amarelo.
Um dia seu pai vendeu o TVR. Quase 40 anos depois, quase por acaso, Herald acabou comprando de volta aquele mesmo carro e começou uma restauração completa.
tvr de familia
Herald conta a saga da restauração no fórum do Pistonheads desde dezembro, e nos deu permissão para compartilhar sua história e suas fotos.
Herald comprou o TVR no início de 1971 – pode ter sido um dos primeiros carros a deixar a então nova fábrica na Bristol Avenue. Ele pintou a traseira toda de preto e curtiu o carro por vários anos antes de vendê-lo a outro entusiasta. “Apesar das boas lembranças, parecia que a história terminava ali”, Herald escreveu.
tvr de familia (2)
Seu pai morreu em 2001.
Ele só tinha 63 anos e se aposentou havia menos de um ano e meio. Ele era meu melhor amigo. Passamos a vida toda juntos, cuidando de carros e motos antigas, fazendo corridas e subidasd de montanha ou só conversando sobre carros dividindo uma cerveja.
Então Herald conta que uma noite, quando sua esposa passava o fim de semana fora e seus filhos já estavam na cama, ele explorava o eBay e curtia uma bebida quando se deparou com algo muito interessante – e familiar.
tvr de familia (3)
“Com a visão borrada, lembrei que meu pai tinha um muito parecido”, ele diz. “Então eu olho para a última foto e vejo o registro… foi então que eu fiquei sóbrio bem rápido”.
Herald ligou para um velho amigo, que conhecia seu pai quando ele tinha o TVR e que coincidentemente também conhecia o homem que estava vendendo o carro no eBay. Ele foi ver o carro e, ainda que estivesse “totalmente ferrado”, era de fato o carro do seu pai. Ele já estava decidido. Monotoraria o leilão por alguns dias e, faltando 15 segundos para o prazo terminar, deu o lance vencedor.
tvr de familia (4)
Segundo Herald, o homem que comprou o TVR do seu pai só dirigiu um pouco antes de estacionar o carro ao lado de sua casa e deixá-lo apodrecer no tempo por 30 anos. Está em péssimo estado mas só tem 40.000 km no hodômetro (sim, é revoltante!).
Então agora Herald começou um imenso projeto de restauração – ele até vendeu seu Lotus para ajudar nas finanças. Como dá para ver nas fotos, o carro ainda precisa de mutia coisa, talvez até novos motor (provavelmente um V8) e câmbio. Herald nos conta que agora a carroceria foi separada do chassi. A ideia é tirar a mecânica do chassi e levá-lo para tirar as medidas e usá-las como base para um novo chassi.
Herald encerrou seu post dizendo: “estou absolutamente empolgado por ter conseguido o carro, independente do estado.” Ele só queria que seu pai estivesse com ele para ajudar na reforma.
tvr de familia (5)
Não se esqueça de dar uma olhada no Pistonheads para ler o resto da história e ver mais fotos, além das atualizações do projeto. Vamos ficar de olho!
Você tem algum carro na família que sonha em restaurar algum dia?
Fonte: Jalopnik
Disponível no(a): http://www.jalopnik.com.br
Comente está postagem.

Nenhum comentário: