Ano de 2013 será marcado por novos compactos nacionais e mais modelos de segmentos superiores
A cada ano o mercado brasileiro fica mais competitivo, atraindo novas marcas, todas de olha na sua fatia do bolo. Mas como os segmentos são basicamente os mesmos, a saída para as empresas é procurar lacunas estratégicas e diferenciações mercadológicas para seus modelos.
Boa parte desses novos modelos será
fabricada no Brasil, principalmente por conta dos estímulos tributários à
produção local promovido pelo programa governamental Inovar-Auto. A
Peugeot, por exemplo, chega com um produto recém lançado na Europa. A
marca francesa vai lançar em abril o 208, compacto que foi apresentado
mundialmente no primeiro trimestre deste ano. A produção será em Porto
Real, no Rio de Janeiro, onde também já é feito o Citroën C3, carro com
quem ele compartilha a plataforma. Os motores também devem ser iguais
aos do C3. Espera-se, portanto, um 1.5 de 93 cv e um 1.6 de 122 cv. O
diferencial do 208 deve ser a lista de equipamentos, mais recheada e com
direito a sistema de entretenimento com tela sensível ao toque. Outro
que vai ganhar cidadania brasileira é o New Fiesta. A Ford vai fabricar o
modelo no Brasil a partir de 2013 e pretende diversificar a linha com
versões mais simples e mais baratas.
Uma das grandes dúvidas para 2013 é em relação à sétima geração do Volkswagen Golf. O médio foi apresentado na Europa no Salão de Paris e já foi especulado diversas vezes para chegar ao Brasil. Ele viria para – finalmente – aposentar o Golf de quarta geração, ainda à venda por aqui em uma versão com alguns “facelifts”. Uma das possibilidades é que ele seja feito em São José dos Pinhais, no Paraná, e seja vendido com motor 1.4 turbo e câmbio de dupla embreagem nas versões mais caras. A produção do novo Golf em solo nacional pode até abrir espaço para a fabricação do novo Audi A3 no Brasil. Os dois modelos compartilham diversos elementos e a Audi já até afirmou que pretende voltar a fazer carros no Brasil. De qualquer maneira, a nova geração do A3 será importada a partir de fevereiro.
Além de Volkswagen, Hyundai, Ford e Citroën devem dar atenção ao segmento de hatches médios no ano que vem. A fabricante coreana vai iniciar as importações da segunda geração do i30 já em janeiro. E com preços bem mais salgados. Mais equipado, o novo i30 vai custar cerca de R$ 70 mil e vai ser equipado com o motor 1.6 flex de 128 cv que é usado pelo HB20. Já a Ford e Citroën vão continuar investindo em suas fábricas argentinas para as novas gerações de Focus e C4. O Ford deve manter o motor 2.0 Duratec em algumas versões, mas terá um 1.6 Ecoboost nas configurações mais caras. Já o C4 vai apostar em um desenho mais elegante e com menos curvas do que o atual. Também está prevista uma variante com motor 1.6 THP ainda para 2013.
Uma das grandes dúvidas para 2013 é em relação à sétima geração do Volkswagen Golf. O médio foi apresentado na Europa no Salão de Paris e já foi especulado diversas vezes para chegar ao Brasil. Ele viria para – finalmente – aposentar o Golf de quarta geração, ainda à venda por aqui em uma versão com alguns “facelifts”. Uma das possibilidades é que ele seja feito em São José dos Pinhais, no Paraná, e seja vendido com motor 1.4 turbo e câmbio de dupla embreagem nas versões mais caras. A produção do novo Golf em solo nacional pode até abrir espaço para a fabricação do novo Audi A3 no Brasil. Os dois modelos compartilham diversos elementos e a Audi já até afirmou que pretende voltar a fazer carros no Brasil. De qualquer maneira, a nova geração do A3 será importada a partir de fevereiro.
Além de Volkswagen, Hyundai, Ford e Citroën devem dar atenção ao segmento de hatches médios no ano que vem. A fabricante coreana vai iniciar as importações da segunda geração do i30 já em janeiro. E com preços bem mais salgados. Mais equipado, o novo i30 vai custar cerca de R$ 70 mil e vai ser equipado com o motor 1.6 flex de 128 cv que é usado pelo HB20. Já a Ford e Citroën vão continuar investindo em suas fábricas argentinas para as novas gerações de Focus e C4. O Ford deve manter o motor 2.0 Duratec em algumas versões, mas terá um 1.6 Ecoboost nas configurações mais caras. Já o C4 vai apostar em um desenho mais elegante e com menos curvas do que o atual. Também está prevista uma variante com motor 1.6 THP ainda para 2013.
Outra marca que aposta nos médios é a Nissan. A fabricante japonesa vai importar do México a nova geração do Sentra, sedã que ficou mais elegante e ganhou alta dose de conforto a bordo. Ainda entre os sedãs médios, a Honda vai lançar versões do Civic com o mesmo motor 2.0 do CR-V ainda em janeiro.
Os hatches premium também terão espaço em 2013. Além do Audi A3, a Mercedes vai importar a nova geração do Classe A. O modelo está mais esportivo, com linhas inspiradas e motores turbo para deixar o comportamenteo ainda mais “nervoso”. A Volvo também renova o seu concorrente na briga. A marca sueca aposenta o C30 e apresenta o versátil V40. Com carroceria no estilo Sportback, com mais espaço para bagagens, o carro se destaca também pela alta dose de segurança embarcada. Há até airbag para pedestres, que é acionado em caso de atropelamentos.
Depois de ter sido a marca mais “novidadeira” de 2012, a Chevrolet vai continuar em 2013 com a mesma estratégia. Mas, além das novas gerações de modelos já presentes no mercado, a marca norte-americana vai se aventurar em novos segmentos. Um deles é o de utilitários compactos. A venda do Tracker no Brasil já está confirmada, para disputar mercado com o Ford EcoSport e o Renault Duster. O modelo será importado do México e deve receber o motor 1.8 de 140 cv igual ao do Cruze.
O extremo superior do mercado não será
esquecido. A Land Rover prepara para o início do ano o lançamento da
nova geração do Range Rover Vogue. Com ainda mais tecnologia embarcada,
visual renovado e uma redução de peso de mais de 400 kg em relação ao
modelo anterior, dependendo da versão. O jipão chega na faixa dos R$ 500
mil.
O ano que vem também deve marcar um
retorno bem esperado. A Fiat ainda não dá como certo, mas a volta da
Alfa Romeo ao Brasil é bem provável para 2013. Os carros da fabricante
italiana seriam vendidos nas concessionárias da Chrysler, integrante do
Grupo Fiat. O mais cotado para ser vendido aqui é o MiTo, compacto feito
na plataforma do Punto europeu – mais moderno que o brasileiro, com
direito a suspensão traseira multilink – e que tem sob o capô o moderno
motor 1.4 MultiAir.
Hyundai i30
Volvo V40
Peugeot 208
Fonte: Motordream
Disponível no(a): http://motordream.uol.com.br
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