Todo mundo já pensou em ter um carro de corrida com placas – um automóvel tão potente e brutal que seria competitivo nas pistas mesmo sem preparação nenhuma. Mas… e se levarmos a expressão ao pé da letra?
Pegue o Dodge – agora SRT – Viper. Ele é um carro de rua que entrega desempenho de carro de corrida e, mesmo totalmente original, não faz feio ao lado de carros de competição dedicados. Será que dá para fazer o caminho inverso?
Perguntamos e confirmamos que dá, sim. A ideia era descobrir quais eram os carros de corrida que vocês gostariam de usar diariamente. Deixamos de fora os mais óbvios, como o McLaren F1 GTR LM ou o Mercedes CLK GTR porque suas versões de rua já são quase carros de corrida – no caso do McLaren, o carro de rua é até mais potente que o de competição!
Sim, a cabine deles esquenta como fornos de pizzaria. Sim, as suspensões extremamente rígidas vão causar hérnias de disco na sua coluna. Sim, não há visibilidade e tirar e colocar os cintos de cinco e seis pontos são um inferno. Ou seja, tudo perfeito!
Vamos lá?
Lancia Stratos
Sugerido por Alan Lopez
O Lancia Stratos Stradale só leva duas pessoas, que ainda vão apertadas. Para trocar a marcha, você precisa esbarrar a mão na perna do carona – se for sua garota, sem problemas, mas se for o seu amigo as coisas ficam estranhas. Então por que não deixar para lá a versão de rua, que teve a potência do motor Ferrari V6 reduzida para “apenas” 193 cv, e ir direto para o carro que fez fama nos ralis, que traz toda a falta de praticidade do Stradale, mas tem até 568 cv?
Suzuki Escudo Pikes Peak
Sugerido por GabrielR6
Se hoje você ouve falar de Nobuhiro Tajima, talvez não seja por ele ter dado início à Suzuki Sports, parceria de sucesso com a marca japonesa que se tornou lenda em Pikes Peak. E talvez não seja por causa de seus últimos recordes na mesma Pikes Peak com um Suzuki SX4. Pode ter sido porque ele chegou em segundo quando subiu a montanha usando um monstro de 998 cv e 800 kg chamado Suzuki Escudo Pikes Peak. Escudo é o nome do Suzuki Vitara no Japão. Você nunca quis tanto um jipe na sua vida.
Mazda 787B
Sugerido por WillSHO
O que é melhor que um Wankel de uso diário? Um Wankel de uso diário com 4 rotores, 707 cv e um ronco ensurdecedor que fez história nas provas de longa duração. Perfeito para acordar o bairro inteiro todas as manhãs, e ainda é bonito demais.
Audi R18
Sugerido por ZL11969
O atual papa-tudo das corridas de longa duração abandonou o V10 e agora é movido por um V6 turbodiesel de 3,7 litros e 540 cv, e a versão e-tron quattro ainda conta com um sistema KERS para acumular energia e mandar para as rodas dianteiras. É o tipo de híbrido que não nos inportaríamos de guiar todos os dias.
Porsche 917
Sugerido por PedroskCorrea
Você viu o japonês que dirige um Porsche 962 diariamente pelas ruas do Japão e pensou “é, não tem como de superar isso”. Tem sim: arranje um Porsche 917. Desde a primeira versão com seus 580 cv e aspiração, até os 1.100 cv do 917/30 “Turbopanzer”, o Porsche 917 ficou conhecido como um dos carros de corrida mais brutais e perigosos do mundo. Tem coragem?
Ford Maverick Divisão 3
Sugerido por RCoutinho
O relato de Bob Sharp com um destes no traçado clássico de Interlagos ainda deve estar fresco na memória de vocês. Não é para menos: um Maverick V8 com câmbio de Corvette, cabeçotes de Ford GT40 e 450 cv ainda é o projeto dos sonhos de muita gente.
BMW M3 GT2 Art Car
Sugerido por PPrime
O Art Car criado por Jeff Koons para a BMW competiu competiu nas 24 Horas de Le Mans em 2010. Ele tem um motor V8 de 4,0 litros e 500 cv e vai de 0 a 100 em 3,4 segundos. Com uma explosão de cores e riscos que seguem o fluxo do ar, ele é tão bonito que mesmo que fosse só uma casca faríamos questão de colocar qualquer motor ali no cofre, só para poder usá-lo todos os dias.
Volvo 850 Racing
Sugerido por DiegoMarinRWD
O tijolo de corrida do BTCC marcou tanta gente que a Volvo refez sua pintura clássica no Volvo V60 Racing, apresentado no Salão de São Paulo. O 850 foi preparado pela Tom Walkinshaw Racing, tinha um 2.0 de 20v e cinco cilindros com 280 cv (capaz de levar o 850 Racing de 0 a 100 em 7,4 segundos – e tração dianteira! Apesar da descrença geral, a perua quadradona não fez feio na temporada de 1994 – sua melhor posição na voltas de classificação foi um terceiro lugar e, nas corridas, quinto lugar. No ano seguinte as regras da categoria mudaram e a Volvo passou a usar um 850 sedã.
Lancia Delta Integrale
Sugerido por Valdeir_jr
O Grupo B não poderia ficar de fora desta lista, não é mesmo? O Delta Integrale tem tudo o que um carro precisa para ser prático no dia -a-dia: quatro portas, robustez mecânica (principalmente na suspensão, para aguentar nossas estradas) e tamanho compacto. Você só precisa colocar o banco traseiro de volta no lugar para ter o daily driver mais estiloso da cidade. Com pintura Martini Racing, de preferência.
Mercedes-Benz 300SEL 6.8 AMG “Red Pig”
Sugerido por Eduardo_CL
Se há um carro de corrida com credenciais para uso diário, esse carro é o Red Pig. Madeira no painel, carpete no chão e direção hidráulica faziam dele um sedã como qualquer outro. Só que ele não era um sedã como qualquer outro. O V8 de 6,8 litros, 428 cv e 60,7 mkgf de torque levava o carro a 265 km/h – o bastante para fazer um carro de 1.635 kg chegar em 2º lugar nas 24 Horas de Spa em 1971, em meio a cupês com peso aliviado feitos para correr.
Fonte: Jalopnik
Disponível no(a): http://www.jalopnik.com.br
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