26 de set. de 2012

Ford Transit deixa os proletários sob influência burguesa

Fotos: Divulgação
 
Ford Transit deixa os proletários sob influência burguesa
Ford mostra em Hanover a Transit de oitava geração, que se aproxima dos automóveis da marca

A Ford aproveitou o Salão de Hanover de 2012 para atualizar toda a linha Transit. Os furgões comerciais da marca do oval azul ganharam uma nova geração – a oitava –, inteiramente reformulada, com soluções mais modernas e muita tecnologia embarcada. A gama segue a divisão já adotada na geração mostrada em 2006.
São três modelos: Transit Connect, Transit Custom – e sua variante para passageiros Tourneo Custom – e Transit, na ordem da menor para as maiores capacidades de carga. Tal diversidade pretende atender melhor às expectativas de uma ampla gama de transportadores. Além de novos motores e plataformas, o visual dos modelos comerciais também foi revisto e incorpora traços que lembram os automóveis da Ford.


A Transit maior está cotada para substituir o modelo vendido no Brasil – ainda que a marca não confirme. Foi desenvolvida em conjunto entre os engenheiros de Europa e Estados Unidos e será produzida na fábrica da Ford na Turquia, de onde já vinha o modelo anterior. Na América do Norte – onde até então apenas menor Connect era vendida –, as versões maiores do furgão deverão entrar gradativamente no lugar das antiquadas e quadradonas Ford Série E. O furgão definitivamente ficou mais estiloso, com uma enorme grade dianteira trapezoidal e faróis grandes. O pequeno capô termina numa frente reta e imponente, tal qual os furgões norte-americanos. Segundo a marca, a nova Transit carrega até 10% mais peso em cada versão e as variantes com chassi exposto podem levar até 4,7 toneladas nas costas. Na Europa, o motor continua o Duratorq de 2.2 litros diesel em versões de 100 cv, 125 cv e 155 cv, sempre com câmbio manual de seis marchas – os dois mais potentes já chegam ao Brasil na nova Ranger e na atual Transit, respectivamente. Há opção de tração dianteira, traseira ou integral. Para os ianques, a Ford reservou o 3.5 V6 Ecoboost a gasolina que rende até exagerados 365 cv na picape F-150.


Já a Transit Custom foi criada para ser o “meio termo” da gama europeia. O modelo carrega cerca de 1 tonelada e é voltada para um serviço mais leve, concentrado em entregas em grandes centros urbanos. Segundo a Ford, ela é mais próxima de um carro, principalmente no quesito dirigibilidade. O tamanho também obedeceu algumas premissas básicas – como a altura, que não ultrapassa os 2 metros – para facilitar o manejo do furgão em ruas mais apertadas e a entrada em garagens. O modelo também deu origem a uma versão de passageiros, chamada Tourneo Custom. Ela leva até 9 pessoas que, segundo a Ford, viajam com conforto comparável ao de um carro de passeio. A marca investiu pesado para suavizar o rodar do Tourneo em relação ao de outros furgões de passageiros. Por fora, Tourneo e Transit são praticamente idênticas e também exibem semelhanças com os automóveis, particularmente com o atual Focus europeu. Sob o capô, o mesmo 2.2 diesel nas três variantes da Transit maior.

Para necessidades ainda menores, a Ford refez a Transit Connect, que se assemelha a uma multivan, com proporções bem próximas às de um carro. O comprimento máximo de 4,81 m dá uma ideia do porte do modelo. Ela é baseada na plataforma da terceira geração do Focus, com quem compartilha também propulsores. Na Europa, até o pequeno 1.0 litro de três cilindros Ecoboost deve equipar o comercial. Além dele, o 1.6 litro diesel Duratorq supre as necessidades. O foco do Connect são as entregas rápidas, como serviços de correio, que carregam mais volume do que peso. Para o mercado norte-americano, o Connect vai equipado com um motor 2.5 litros Duratec a gasolina de 175 cv.


Em todas as Transit, a Ford incorporou os mais recentes sistemas de segurança dos seus automóveis de passeio. Mesmo as versões maiores possuem itens como controle de estabilidade, airbags frontais e laterais, controlador de velocidade de cruzeiro adaptativo e o badalado Sync para comando por voz das principais funções de som, navegador por GPS e outras funções. Mais do que nunca, os modelos comerciais se aproximam dos veículos menores ao seguir padrões de segurança, conforto e eficiência – os modelos Custom e Connect possuem start/stop em todas as versões. Transit, Custom e Torneo são fabricadas na Turquia, enquanto a pequena Connect será feita em Valencia, na Espanha.






Fonte: motordream
Disponível no(a): http://motordream.uol.com.br
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