Novo Chevrolet Camaro ZL1 vem com mais tecnologia e melhores músculos
Ser um autêntico "muscle car" norte-americano está cada vez mais difícil. As severas leis anti-poluição penalizam duramente os grandes V8 que costumam equipar esses carros e os projetos demandam mais investimentos para que, além da força bruta, eles consigam ser menos "inimigos" do meio ambiente.
No entanto, a tradição fala mais alto e as
fabricantes continuam a oferecer versões especiais de seus ícones.
Depois da Ford ressuscitar o Mustang Shelby GT500, a GM entra na guerra
com um novo Camaro ZL1, desenvolvido para elevar à máxima potência –
literalmente – a experiência de guiar um desses modelos de alta
performance. Ele evoca a história da marca ao trazer de volta a sigla
que designava os motores de competição fabricados pela gigante
norte-americana no fim da década de 60.Ser um autêntico "muscle car" norte-americano está cada vez mais difícil. As severas leis anti-poluição penalizam duramente os grandes V8 que costumam equipar esses carros e os projetos demandam mais investimentos para que, além da força bruta, eles consigam ser menos "inimigos" do meio ambiente.
O Camaro ZL1 herdou o motor LSA V8 de 6.2 litros "small-block" desenvolvido para o furioso Corvette ZR1. A diferença está no compressor, de menor capacidade no Camaro – 1.9 litro, contra 2.3 litros. Por isso, a potência fica nos 580 cv, em vez dos 647 cv do Corvette, mas que já são suficientes para torná-lo o Camaro mais potente já fabricado. O torque chega a 76,8 kgfm entregues a 4.200 rotações e distribuídos para as rodas traseiras através de um câmbio manual Tremec de seis marchas e dupla embreagem. Como opcional, um automático também de seis velocidades com possibilidade de trocas por borboletas no volante. Para segurar essa força, os freios trazem pinças da italiana Brembo com seis pistões nos dianteiros e quatro nos traseiros.
Além do motor, a suspensão Magnetic Ride também veio do Corvette. Os amortecedores têm sua rigidez controlada eletronicamente, que enrijece a suspensão quando necessário. Ela pode mudar os parâmetros até mil vezes por segundo e trabalha em conjunto com os sistemas eletrônicos de segurança, como os controles de estabilidade e tração. Numa curva, os amortecedores do lado externo ficam mais firmes e diminuem a inclinação da carroceria e a transferência de força para fora da curva, tornando o carro mais neutro e estável.
É fácil distinguir um ZL1 de outros Camaros menos vitaminados. A frente é totalmente nova, com entradas de ar maiores e um ar ainda mais agressivo que as versões comuns. O carro é mais assentado e ligeiramente mais baixo. Além disso, as rodas maiores – de 20 polegadas e desenho exclusivo da versão – deixam o conjunto muito interessante. Por dentro, chama atenção o sistema MyLink, novidade na gama Camaro, que exibe uma grande tela sensível ao toque no centro do painel. Ela reúne informações sobre o funcionamento do carro, assim como permite a conexão com telefones via Bluetooth, navegação por GPS e obedece a comandos por voz. O ZL1 ocupa o topo da linha e custa US$ 54.095 nos Estados Unidos – cerca de R$ 110 mil.
Impressões ao dirigir
Olhos de águia
Grand Rapids/Estados Unidos – Apesar de ser menos potente que o maior rival, o Ford Mustang Shelby GT500, com 662 cv, os resultados ao volante do ZL1 são muito parecidos e deixam claro o mal aproveitamento da força extra no Shelby. No pequeno circuito de Gingerman, nos arredores de Grand Rapids, no Michigan, o Camaro se mostrou um esportivo mais seguro e previsível que o Ford. É surpreendente o refinamento técnico vindo de um "muscle car" norte-americano.
Ainda que ele seja capaz de jogar os ocupantes com alguma violência contra o encosto do banco nas acelerações mais fortes, ele permite dosar com eficiência os 588 cv do V8 dotado de compressor mecânico. Nos trechos mais travados da pista, a sofisticada suspensão magnética do ZL1 – herança do Corvette – compensa boa parte da inclinação lateral e mantém o carro neutro nas curvas. A configuração four-link na traseira permite que as rodas fiquem plantadas no chão e dá impressionante agilidade ao conjunto.
Fora da pista, o Camaro mais forte já produzido cativa pela docilidade. Em velocidade de cruzeiro, o V8 borbulha silenciosamente sob o capô e motorista e passageiro – atrás, apenas crianças se acomodam facilmente – podem desfrutar do novo sistema MyLink, com uma tela sensível ao toque e uso semelhante a um tablet. Nas "highways" norte-americanas, o ZL1 foi irrepreensível e se mostrou um carro perfeitamente usável no dia a dia.
Ficha Técnica
Chevrolet Camaro ZL1
Motor: A gasolina, dianteiro, longitudinal, 6.162 cm³, oito cilindros em V, com duas válvulas por cilindro e compressor mecânico. Injeção eletrônica multiponto sequencial e acelerador eletrônico.
Transmissão: Câmbio manual de seis velocidades à frente e uma a ré. Tração traseira. Oferece controle eletrônico de tração.
Potência máxima: 588 cv a 6 mil rpm.
Aceleração 0-100 km/h: 4,0 segundos.
Velocidade máxima: 288 km/h.
Torque máximo: 76,8 kgfm a 4.200 rpm.
Diâmetro e curso: 103,2 mm x 92 mm. Taxa de compressão: 9,1:1.
Suspensão: Dianteira independente do tipo multi-link, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos controlados magneticamente e barra estabilizadora. Traseira independente do tipo four-link, com molas helicoidais, amortecedores hidráulicos controlados magneticamente e barra estabilizadora. Oferece controle eletrônico de estabilidade de série.
Pneus: 285/35 R20 na frente e 305/35 R20 atrás.
Freios: Discos ventilados na frente e atrás. Oferece ABS com EBD.
Carroceria: Cupê em monobloco, com duas portas e quatro lugares. Com 4,83 metros de comprimento, 1,91 m de largura, 1,37 m de altura e 2,85 m de entre-eixos. Oferece airbags frontais, laterais e de cortina de série.
Peso: 1.861 kg.
Capacidade do porta-malas: 320 litros.
Tanque de combustível: 72 litros.
Produção: Oshawa, Canadá.
Lançamento mundial: 2012.
Itens de série: Ar-condicionado, vidros elétricos, travas elétricas, rádio/CD/MP3/USB/Bluetooth, banco do motorista com ajuste de altura, computador de bordo, direção elétrica, freios ABS, airbag frontais, laterais e de cabeça, regulagem de altura para o volante, retrovisores elétricos, rodas de liga leve de 20 polegadas, sistema MyLink, câmara de ré, faróis de neblina.
Preço nos Estados Unidos: US$ 54.095 (cerca de R$ 110 mil).
Disponível no(a): motordream.uol.com.br
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