Tenho por costume circular durante o dia com as luzes de posição (lanternas) ou faróis baixos acesos… Por que? Pois acredito que assim estou mais visível no trânsito, tanto para pedestres como para outros motoristas, e ter o quadro de instrumentos iluminado (no caso de carros onde estes não ficam sempre iluminados) ajuda na sua visualização. De fato fico mais visível - 'almas bondosas' sempre me alertam sobre as luzes ligadas, como se isso entrasse na conta de luz no final do mês…
Isso irrita um pouco. E ainda tenho me medo de que outros motoristas se distraiam pela minha “falta”. Não é uma porta mal fechada… Pelo Código Nacional de Trânsito apenas ônibus e motos são obrigados a circular com faróis acesos à luz do dia, e isso para automóveis é opcional.
Lei que está prestes a ser sancionada no Brasil, tornará obrigatório o uso da luz baixa nos carros mesmo durante o dia. Países da América do Sul como Argentina, Uruguai, Colômbia e Paraguai já têm leis similares, e agora está chegando a hora do Brasil. Onde foi adotada a regra foi percebida redução nos números de acidentes. O reflexo das luzes do carro que segue atrás ou ao lado estimula o motorista a olhar para os espelhos, por exemplo…
Mas até a lei ser aprovada e cumprida, a aqueles que buzinarem, fizerem gestinhos com a mão, ou me chamarem no sinal para avisar que as luzes estão acesas eu me limitarei a responder: "eu sei, quero assim, e logo vai virar lei!."
Será que isso também acontece com donos de Range Rover Evoque, ou os outros motoristas ficam hipnotizados?
Fonte: NA
Nenhum comentário:
Postar um comentário