11 de jul. de 2012

Clio IV deixa Fiat em posição desconfortável

Fotos: Divulgação
Clio IV deixa Fiat em posição desconfortável
Chegada do compacto francês pressiona marca italiana, que não tem adversários renovados para envrentar o mercado

 
A Fiat pode até se sentir lisonjeada com o novo visual do Renault Clio. O compacto francês lembra os carros feitos na Itália. No entanto, sem um rival na disputa, os italianos não estão em posição vantajosa. O novo Punto, que seria o adversário do compacto da marca francesa, não terá uma nova geração por pelo menos mais dois anos.
 
A nova versão do modelo mais vendido da Renault, com a barra entre as portas pintada de preto e interior seguindo as cores do carro, parece uma homenagem ao estilo italiano. As chamativos tons de vermelho e amarelo, usadas pela marca no lançamento, além de movimentar o segmento dos compactos, atinge ainda a categoria abaixo - a dos subcompactos, onde está o Fiat 500. A partir da próxima semana, quando as concessionárias começarem a receber os pedidos de reservas, o Clio junta-se ao Volkswagen Polo e ao novo Peugeot 208 em uma batalha que promete animar o quebrado mercado europeu.
 
Para analistas da edição europeia do site Automotive News, a nova movimentação tende a prejudicar ainda mais a Fiat, que não renovou o único carro à altura dos rivais - o Punto - e pode ficar para trás. Ainda mais pelas características absorvida dos carros da marca italiana. A barra do teto escondida lembra o Alfa Romeu 147 e sucessor, Giulietta. O painel em duas cores parece vir das edições retrô do 500. E ainda há uma opção com o teto personalizado, assim como o Citroën DS3 e os carros da Mini.
 
A Renault e a Fiat são as fabricantes europeias que mais têm sentido os efeitos da crise econômica do continente. Com quedas mais expressivas que os 7,3% do mercado global, as marcas perdem clientes para a alemã Volkswagen e as sul-coreanas Hyundai e Kia. A aposta francesa, no entanto, foi renovar o estilo, enquanto italianos preferem aguardar o mercado apresentar um panorama positivo.
 
O Clio vendeu 11,5 milhões de unidades desde o lançamento da primeira geração, em 1990. Em 2011 foi o quarto colocado na lista dos compactos europeus, perdendo para o Ford Fiesta, o Volkswagen Polo e o Opel Corsa. O carro francês vendeu, no ano passado, 305 mil unidades na Europa, registrando queda de 13% em relação a 2010. O Punto caiu 17,6%, para 220.343 emplacamentos.
 
 

Fonte: motordream
Disponível no(a): http://motordream.uol.com.br
Comente está postagem.

Nenhum comentário: