
Chegada do compacto francês pressiona marca italiana, que não tem adversários renovados para envrentar o mercado
A Fiat pode até se sentir lisonjeada
com o novo visual do Renault Clio. O compacto francês lembra os carros
feitos na Itália. No entanto, sem um rival na disputa, os italianos não
estão em posição vantajosa. O novo Punto, que seria o adversário do
compacto da marca francesa, não terá uma nova geração por pelo menos
mais dois anos.
A nova versão do modelo mais vendido
da Renault, com a barra entre as portas pintada de preto e interior
seguindo as cores do carro, parece uma homenagem ao estilo italiano. As
chamativos tons de vermelho e amarelo, usadas pela marca no lançamento,
além de movimentar o segmento dos compactos, atinge ainda a categoria
abaixo - a dos subcompactos, onde está o Fiat 500. A partir da próxima
semana, quando as concessionárias começarem a receber os pedidos de
reservas, o Clio junta-se ao Volkswagen Polo e ao novo Peugeot 208 em
uma batalha que promete animar o quebrado mercado europeu.
Para analistas da edição europeia do
site Automotive News, a nova movimentação tende a prejudicar ainda mais a
Fiat, que não renovou o único carro à altura dos rivais - o Punto - e
pode ficar para trás. Ainda mais pelas características absorvida dos
carros da marca italiana. A barra do teto escondida lembra o Alfa Romeu
147 e sucessor, Giulietta. O painel em duas cores parece vir das edições
retrô do 500. E ainda há uma opção com o teto personalizado, assim como
o Citroën DS3 e os carros da Mini.
A Renault e a Fiat são as fabricantes
europeias que mais têm sentido os efeitos da crise econômica do
continente. Com quedas mais expressivas que os 7,3% do mercado global,
as marcas perdem clientes para a alemã Volkswagen e as sul-coreanas
Hyundai e Kia. A aposta francesa, no entanto, foi renovar o estilo,
enquanto italianos preferem aguardar o mercado apresentar um panorama
positivo.
O Clio vendeu 11,5 milhões de
unidades desde o lançamento da primeira geração, em 1990. Em 2011 foi o
quarto colocado na lista dos compactos europeus, perdendo para o Ford
Fiesta, o Volkswagen Polo e o Opel Corsa. O carro francês vendeu, no ano
passado, 305 mil unidades na Europa, registrando queda de 13% em
relação a 2010. O Punto caiu 17,6%, para 220.343 emplacamentos.

Fonte: motordream
Disponível no(a): http://motordream.uol.com.br
Comente está postagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário