Renault traz Fluence elétrico e Twizy para exibição tecnológica na Rio +20
As grandes fabricantes de automóveis parecem não ter mais saída. O investimento em tecnologias "verdes", com o uso de combustíveis renováveis ou propulsão elétrica, se tornou mandatório na atual conjuntura mundial. Diante desse cenário, a Renault despontou com dois modelos absolutamente diferentes, o Fluence Z.E. e o Twizy.
O primeiro é
nada mais que uma versão elétrica do sedã já conhecido por aqui e na
Europa. O segundo, no entanto, propõe um novo conceito de mobilidade
urbana, ao se despir de luxos e tamanho, apostando na simplicidade
máxima para eficiência no transporte pessoal diário. As grandes fabricantes de automóveis parecem não ter mais saída. O investimento em tecnologias "verdes", com o uso de combustíveis renováveis ou propulsão elétrica, se tornou mandatório na atual conjuntura mundial. Diante desse cenário, a Renault despontou com dois modelos absolutamente diferentes, o Fluence Z.E. e o Twizy.
Com eles, a Renault espera atingir a ambiciosa meta de ser a líder mundial na comercialização de veículos com emissão zero de poluentes. Aproveitando o embalo da Rio +20, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a marca trouxe algumas unidades dos dois carros para exibição durante o evento na capital fluminense.
O Fluence Z.E. mantém praticamente inalterado o visual das versões com motor a combustão. Isso deixa clara a intenção da Renault – que vê o elétrico apenas como mais uma versão da gama Fluence – de fazer um carro que se diferencie o mínimo possível. Nivelada com as versões topo do sedã na Europa, o Z.E. recebe os ocupantes com o mesmo pacote de equipamentos de um modelo tradicional. Estão lá ar-condicionado digital, sistema de som com GPS integrado e tela de 6 polegadas e até controlador de velocidade de cruzeiro.
Ele usa um motor elétrico síncrono, cuja rotação do eixo principal é determinada pela frequência de alimentação de energia. Ele é capaz de gerar 95 cv e bons 23 kgfm de torque enviados instantâneamente às rodas dianteiras. As baterias – que pesam 280 kg – são alojadas atrás do banco traseiro e em parte do porta-malas, o que obrigou a um aumento de 13 cm no comprimento total do carro, para não sacrificar muito o espaço interno. A autonomia chega a 180 km. Na França, ele custa 25.900 euros – cerca de R$ 66 mil. Um Fluence topo de linha sai a cerca de 2 mil euros – R$ 5 mil – a menos por lá.
Já o Twizy é radicalmente diferente de qualquer outro elétrico vendido no mundo. O ar de carro-conceito – as linhas permaneceram quase inalteradas desde os primeiros desenhos – dá ao carrinho uma simpatia rara. Ele carrega apenas dois ocupantes, sentados em fila. Vendido em duas versões na Europa, as unidades em exposição no Brasil eram da mais potente, com motor elétrico de 17 cv. A outra, chamada Twizy 45 – em alusão à sua velocidade máxima, de 45 km/h – tem apenas 5 cv de potência. A variante mais forte chega aos 80 km/h e a autonomia é de 100 km nos dois modelos.
No entanto, desempenho certamente não é a preocupação da Renault com o carrinho. Ele foi pensado para transitar pelo tráfego congestionado das grandes cidades europeias de maneira silenciosa e eficiente. À frente do motorista, apenas o volante, dois botões que comandam a transmissão – de apenas uma marcha à frente e uma a ré –, alavancas de seta e limpador de para-brisa e um pequeno painel com velocímetro e indicador de carga da bateria. A simplicidade extrema combina bem com o visual diferente e, principalmente, com a proposta do Twizy. É certo que não é barato – a variante mais simples custa 6.990 euros, aproximadamente R$ 18 mil –, preço relativamente alto para o que é pouco mais que um quadriciclo elétrico coberto, mas ele definitivamente tem tudo para fazer a cabeça e a consciência de um europeu cada vez mais preocupado com o meio ambiente.
Primeiras impressões
Renault Fluence Z.E.
Silêncio inocente
Rio de Janeiro/RJ – A preocupação da Renault em fazer o Fluence Z.E. o mais próximo possível de seu similar com motor convencional fica bem óbvia no interior. Painel, bancos e comandos são idênticos aos do Fluence a gasolina, assim como o sistema de som – que no modelo europeu é controlado por práticos botões no console central em vez do complicado controle remoto do carro vendido no Brasil. Até mesmo a chave é convencional – não é nem o conhecido cartão. O carro manteve os bons predicados e oferece conforto e espaço para os ocupantes.
Rodando nas avenidas da Barra da Tijuca, na Zona Oeste carioca, o comportamento é realmente muito semelhante ao do Fluence com motor a combustível fóssil. No entanto, o silêncio a bordo destaca-se já que, além de o motor não emitir qualquer ruído, o isolamento acústico foi melhorado. De resto, o comportamento é correto, com acelerações decididas graças ao motor elétrico. Os 95 cv produzidos pelo propulsor dão um desempenho aceitável, nada arrebatador, mas como potência e torque – de 23 kgfm – são instantâneos, as respostas são muito boas, mesmo com cifras modestas.
Os 13 cm adicionados ao balanço traseiro pouco se fazem sentir ao volante e chegam a ser difíceis de serem percebidos visualmente. O aumento de tamanho deu ao Fluence um ar mais longilíneo, ajudado pela menor altura da carroceria em relação ao solo. O carro manteve o bom acerto e, mesmo com as alterações necessárias para acomodar o trem de força elétrico, o conjunto se mostra plenamente capaz de lidar com o dia a dia do trânsito urbano de qualquer grande cidade do mundo.
Renault Twizy
Cadeira elétrica
Rio de Janeiro/RJ – Dirigir o Twizy é bem diferente. As dimensões bem enxutas e a total integração com o exterior – não há portas, no máximo uma proteção lateral vendida como opcional na Europa – fazem dele quase uma scooter de quatro rodas. Apesar de volante e comandos até serem parecidos com os de carros de passeio, pilotar o carrinho com tanto espaço aberto ao redor dá uma sensação confortável apenas para motociclistas.
O motor elétrico de 17 cv é mais do que suficiente para empurrar o Twizy com disposição. As acelerações são fortes e o rodar é surpreendentemente seguro, mesmo a altura sendo a maior de suas dimensões. O pacote de baterias instalado sob a fila de bancos faz o centro de gravidade ser baixo e deslocado para trás, o que dá bastante estabilidade. A direção tem relação direta e não tem qualquer assistência, o que acentua a sensação de simplicidade. Só quem não deve se divertir tanto é o ocupante do banco traseiro. Apesar de até contar com algum espaço para a cabeça, as pernas ficam relativamente esticadas e necessariamente colocadas ao redor do banco da frente, como um garupa de moto em relação ao piloto.
Certamente, ele não foi feito para "freeways", nem para as vias expressas que cortam as principais cidades brasileiras, mas no contexto europeu, de trânsito truncado e ruas estreitas, fica mais fácil prever uma vida com o Twizy. Ao volante, é visível a despretensão do modelo. Não há ar-condicionado – sequer ventilação –, ou sistema de som. No entanto, tais equipamentos parecem não fazer a menor falta, já que o carrinho propõe uma nova maneira de se deslocar. Eficiência e praticidade realmente são a palavra de ordem.
Ficha técnica
Renault Fluence Z.E.
Motor: Elétrico, dianteiro, transversal, síncrono com rotor bobinado. Acelerador eletrônico.
Transmissão: Câmbio automático de uma marcha à frente e uma a ré. Tração dianteira.
Potência máxima: 95 cv.
Aceleração 0-100 km/h: 13 segundos.
Velocidade máxima: 135 km/h
Torque máximo: 23 kgfm.
Suspensão: Dianteira do tipo McPherson, com rodas independentes, braços triangulares transversais e barra estabilizadora. Traseira independente do tipo Multilink e amortecedores hidráulicos.
Pneus: 195/60 R16.
Freios: Discos ventilados na frente e sólidos atrás. Oferece ABS de série.
Carroceria: Sedã em monobloco com quatro portas e cinco lugares. Com 4,75 m de comprimento, 1,81 m de largura, 1,47 m de altura e 2,70 m de entre-eixos. Airbags frontais, laterais e de cortina de série.
Peso: 1.605 kg.
Capacidade do porta-malas: 315 litros.
Produção: Bursa, Turquia.
Lançamento mundial: 2011.
Itens de série: Ar-condicionado automático, direção elétrica, airbags frontais, laterais e de cortina, freios ABS com EBD, apoios de cabeça traseiros, vidros, travas e retrovisores elétricos, sensores crepuscular e de chuva, retrovisor interno eletrocrômico, rádio CD, rodas de liga leve, faróis e lanterna de neblina.
Preço: 20.900 euros (cerca de R$ 54 mil).
Renault Twizy
Motor: Elétrico, dianteiro, transversal, síncrono com rotor bobinado. Acelerador eletrônico.
Transmissão: Câmbio automático de uma marcha à frente e uma a ré. Tração traseira.
Potência: 17 cv.
Aceleração 0-50 km/h: 6,1 segundos.
Velocidade máxima: 80 km/h
Torque: 5,2 kgfm.
Suspensão: Dianteira do tipo McPherson, com rodas independentes, braços triangulares transversais e barra estabilizadora. Traseira independente do tipo Multilink e amortecedores hidráulicos.
Pneus: 125/80 R13.
Freios: Discos ventilados na frente e tambores atrás. Oferece ABS de série.
Carroceria: Hatch em monobloco com duas portas e dois lugares. Com 2,32 m de comprimento, 1,19 m de largura, 1,46 m de altura e 2,70 m de entre-eixos. Airbag frontal de série.
Peso: 450 kg.
Produção: Valladolid, Espanha.
Lançamento mundial: 2012.
Itens de série: Airbag para o motorista, freios ABS, porta-objetos com chave,
Preço: 7.690 euros (cerca de R$ 20 mil)
Transmissão: Câmbio automático de uma marcha à frente e uma a ré. Tração traseira.
Potência: 17 cv.
Aceleração 0-50 km/h: 6,1 segundos.
Velocidade máxima: 80 km/h
Torque: 5,2 kgfm.
Suspensão: Dianteira do tipo McPherson, com rodas independentes, braços triangulares transversais e barra estabilizadora. Traseira independente do tipo Multilink e amortecedores hidráulicos.
Pneus: 125/80 R13.
Freios: Discos ventilados na frente e tambores atrás. Oferece ABS de série.
Carroceria: Hatch em monobloco com duas portas e dois lugares. Com 2,32 m de comprimento, 1,19 m de largura, 1,46 m de altura e 2,70 m de entre-eixos. Airbag frontal de série.
Peso: 450 kg.
Produção: Valladolid, Espanha.
Lançamento mundial: 2012.
Itens de série: Airbag para o motorista, freios ABS, porta-objetos com chave,
Preço: 7.690 euros (cerca de R$ 20 mil)
Fonte: motordream
Disponível no(a): http://motordream.uol.com.br/
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