Briga entre as empresas teria feito marca coreana desistir de patrocinar Corinthians, Flamengo e São Paulo
O clima dominante na relação entre Grupo Caoa e Hyundai no Brasil pode não ser tão amistoso como sugeriu a notícia de que as duas empresas vão compartilhar o mesmo estande no próximo Salão do Automóvel de São Paulo. Segundo o Blog do Quesada, do portal UOL Esporte, as tensões entre as duas teriam feito a marca coreana recuar de propostas de patrocínio para clubes como Corinthians, Flamengo e São Paulo.
Consultada por MotorDream, a assessoria de imprensa da Hyundai Brasil não confirma oficialmente que a fabricante tenha interesse em patrocinar clubes do futebol brasileiro. De acordo com o blog, a empresa de marketing esportivo do ex-jogador Ronaldo, a 9ine, intermediava o acordo e os três grandes clubes receberiam R$ 55 milhões, que seria rateado. O Corinthians ficaria com R$ 27 milhões mais três carros, enquanto, São Paulo e Flamengo dividiriam R$ 25 milhões em partes iguais. Em março deste ano, o jornal Diário de S. Paulo trouxe a notícia que a Hyundai havia fechado o patrocínio máster junto ao Corinthians pelos próximos três anos, pelo valor de R$ 150 milhões durante o período e que estamparia a logo na camisa do clube paulista já a partir de abril. Fato que não ocorreu.
O Grupo Caoa, por sua vez, confirmou que o estande no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, será mesmo compartilhado entre as duas empresas. A tensão começou quando a Hyundai anunciou sua vinda oficial para o Brasil e a construção da fábrica de Piracicaba, no interior de São Paulo, que começará a produzir em setembro. Segundo informações do jornal Brasil Econômico, em fevereiro, a marca coreana precisaria arcar com uma indenização de R$ 16 bilhões caso queira se separar formalmente do Grupo Caoa, representante oficial da montadora no país.
De acordo com a publicação, o valor para
o cancelamento do contrato entre Hyundai e Caoa, em vigência desde
1999, é calculado como duas vezes o faturamento da marca coreana no
Brasil em 2011. Como a coreana emplacou 114.861 automóveis e comerciais
leves no mercado nacional no ano passado, o faturamento teria alcançado
cerca de R$ 8 bilhões – considerando o valor médio de R$ 70 mil por
unidade –, resultando no montante de R$ 16 bilhões para a indenização.
Fonte: motordream
Disponível no(a): http://motordream.uol.com.br
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