
“Fiz um upgrade!”, diz Andy Saunder, o customizador
de carros que está nos ajudando a construir nosso próprio DeltaWing.
“Agora tenho seis fotos do carro para utilizar. Da última vez que vi
vocês, só tinha três. Mas é uma pena – agora já acabei.”
Se você segue nosso site,
no mês passado, junto com a Nissan, bolamos um plano maluco de última
hora, que é criar uma versão caseira do DeltaWing. Um carinhoso tributo
bem amador ao carro de corrida com formato de charuto que na verdade é um dos carros de endurance mais revolucionários das últimas décadas. Feito com um velho Westfield e partes de um Hillman Imp, além de outros.
(E apenas para deixar claro: isto é apenas uma
diversão para levar nossa equipe da revista até a França e de volta. Ele
não aparecerá na TV, e não iremos competir com ele, por mais que
queiramos.)
Felizmente para nós, a maior parte do trabalho foi
feito por um homem – o já mencionado Andy Saunders. E como pode ver, ele
parece saber o que faz…

“Está ficando bom, não?”, diz Andy. “Ele certamente
chamará atenção em Le Mans.” E é precisamente onde você (com sorte)
poderá ver nossa humilde homenagem.
Isso se ele realmente funcionar…

Ele estará pronto para sua viagem inaugural? Andy
responde curta e claramente: “Espero mesmo que sim”. Ele pode estar a
apenas uma mão de tinta de estar todo pronto, mas ainda há muitas pontas
soltas para amarrar. Principalmente o sistema de refrigeração.
“Como a frente é mais estreita, não podíamos usar o
radiador original, então tivemos que pedir um sob encomenda. Ele
comporta a mesma quantidade de água, mas a parte onde vai a mangueira
superior não se encaixa perfeitamente com a parte que se junta ao topo
do motor. Não sei como iremos resolver isso ainda.”

“Acabamos de terminar a frente, então só agora
comecei a pensar em fazê-lo funcionar. Quando desenharam o carro
originalmente, provavelmente o fizeram de espuma e então criaram faróis
feitos especificamente para ele. Eu tive que combinar os faróis com
partes de carros de série, então construir o nariz inteiro ao redor
deles”.
“Estes faróis são de um Peugeot 307. Tive que
construir uma armação ao redor deles, como um par de óculos, então
pensar em como poderia fazê-lo parecer com um DeltaWing. Usei uma chapa
de metal que moldei e rebitei nos arcos – que são feitos dos arcos
traseiros do carro original”.

“A frente acabou ficando um pouco mais larga que a do
original, mas não tínhamos tempo para fabricar a nossa própria
(suspensão). A traseira é 10 centímetros mais estreita que a do
original, também. Não podíamos alargá-la mais com os pneus que
tínhamos”.
“Mas o comprimento está igualzinho – estou bem
contente com isso. Eu fiz as medições a partir das fotos da Internet.
Nem usei uma régua. Na verdade, nem sei se tenho uma.”

“Fiz uma melhora sutil no design, também. A asa e a
parte de trás da traseira desciam em ângulos diferentes. Eu mudei e
agora ambas são iguais. Acho que ficaram bem melhores. Vou dizer isso ao
designer se eu tiver a chance de encontrá-lo…”

E como fica a experiência ao volante? O mecânico
encarregado em ajeitar o DeltaWang (ou ShedeltaWing), como ficou
carinhosamente conhecido, Jim Charmers, diz: “ou ele será incrível ou
será horrível. Não acho que haverá algum meio-termo”.
Andy acrescenta: “O passageiro não passará frio.
Tentei arrumar um encanamento oval para encaixar o escapamento por baixo
do carro – a tubulação normal não permite isso – mas liguei para o
fornecedor e ele me disse que precisaria comprar mais de 1 quilômetro do
negócio. Não fiz isso e instalei canos normais pela cabine – quem pegar
carona nesse carro irá esquentar a bunda”.

Após 200 horas de trabalho, Andy acha que o carro
estará pronto para sua estréia na Le Mans 2012. “Já estou na minha 6º
lata de massa agora, então não deve demorar muito para pintá-lo,
decorá-lo e colocá-lo para rodar. Após resolvermos a questão do
radiador, teremos que cuidar da fiação, e tenho que instalar as
mangueiras dos freios, aí ele estará pronto. E poderei dormir um pouco…”
Agora, veja mais imagens do DeltaWing do Top Gear…










Fonte: Top Gear
Disponível no(a): TopGear.com
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