Combustível usado pelos modelos que servirão à conferência carioca mistura GNV e diesel
Aproveitando o Dia Mundial do Meio Ambiente, a MAN Latin America apresentou nesta terça-feira (5) o primeiro ônibus “verde” da frota que transportará as delegações participantes da Rio+20, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, que acontece de 13 a 22 de junho, no Rio de Janeiro. A grande inovação é a tecnologia flex do GNV com o diesel, que serve de combustível para os modelos.
Aproveitando o Dia Mundial do Meio Ambiente, a MAN Latin America apresentou nesta terça-feira (5) o primeiro ônibus “verde” da frota que transportará as delegações participantes da Rio+20, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, que acontece de 13 a 22 de junho, no Rio de Janeiro. A grande inovação é a tecnologia flex do GNV com o diesel, que serve de combustível para os modelos.
Ao todo, a empresa alemã fornecerá 17 ônibus para a conferência. Três veículos contam com o bicombustível, que junta o GNV (85%) e o diesel (15%), e podem rodar com até 90% de combustível alternativo, proporcionando uma redução de 20% nas emissões de CO². A nova solução de abastecimento foi desenvolvida através de uma cooperação da Bosch, fornecendo tecnologia, Petrobrás e CEG, juntamente com a MAN, governo e prefeitura do Rio de Janeiro.
De acordo com Roberto Cortes, presidente da MAN Latin America, essa inovação é inédita no país. “Vamos colocá-la à disposição das delegações durante a Rio+20 não só para reduzir a pegada de carbono no evento, mas, sobretudo para destacar algumas soluções que os participantes da conferência buscam para o futuro do transporte sustentável”.
Outros cinco veículos serão movidos por meio do biodiesel feito através 100% da cana de açúcar. Os restantes terão o diesel euro cinco, o diesel mais avançado em termos de avanço tecnológico e o menos poluente. Todos os modelos terão adesivos que ajudarão na identificação da tecnologia de combustível usada em cada um.
Segundo Mário Massagardi, diretor de
Engenharia e Vendas da Bosch no Brasil, sem essa ação conjunta não seria
possível realizar o projeto. O executivo ainda revelou que a
apresentação da nova tecnologia no Rio de Janeiro em parceria com outras
empresas é só o começo, e que já existem negociações com outras
corporações nacionais e internacionais para a expansão e aperfeiçoamento
do combustível flex GNV e diesel.
O diretor ainda planeja um futuro promissor da nova tecnologia e diz que o que foi apresentado no Rio é só uma amostra do que a empresa planeja fazer e que já existem negociações da Bosch com outras companhias nacionais e internacionais para a expansão e aperfeiçoamento do combustível flex GNV e diesel.
Após a conferência, os ônibus farão exibições da nova tecnologia até serem produzidos em série, a partir de setembro na fábrica da marca em Resende, no interior do Rio de Janeiro.
Nissan Leaf também será usado
O secretário Transportes do Rio de
Janeiro, Júlio Lopes, confirmou que o carro elétrico da marca japonesa
também irá transportar autoridades e organizadores do evento. A Rio+20
reunirá líderes de 193 países e dos principais organismos
internacionais, bem como representantes da sociedade civil, com o
objetivo de discutir o futuro do desenvolvimento sustentável do planeta
nos próximos 20 anos.
Fonte: motordream
Disponível no(a): http://motordream.uol.com.br
Comente está postagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário