
Marca norte-americana volta ao segmento dos sedãs médios com modelo desenvolvido em conjunto com a Fiat
por Rubén Hoyo
do Autocosmos/México
exclusivo para Auto Press
Fora do segmento de sedãs médios nos Estados Unidos desde meados da década de 2000 com o fim do Neon, a Dodge enfim mostrou em Austin, no Texas, o Dart. Que também é o primeiro produto inteiramente desenvolvido pela aliança entre o Grupo Chrysler e a Fiat.
Para voltar a atuar na
disputada faixa, o modelo, que ainda retoma a famosa nomenclatura dos
anos 60, aproveita a plataforma do Alfa Romeo Giulietta e aposta no
visual esportivo, no preço competitivo e em muitas opções de
configuração – são 12 cores diferentes, 14 interiores e seis modelos de
rodas. Além do Dart, o projeto já deu origem ao Fiat Viaggio mostrado na
China e ao futuro Alfa Romeo Giulia.por Rubén Hoyo
do Autocosmos/México
exclusivo para Auto Press
Fora do segmento de sedãs médios nos Estados Unidos desde meados da década de 2000 com o fim do Neon, a Dodge enfim mostrou em Austin, no Texas, o Dart. Que também é o primeiro produto inteiramente desenvolvido pela aliança entre o Grupo Chrysler e a Fiat.
A Dodge oferece três opções de propulsor para o novo carro. Um 2.0 litros de 160 cv e outro 2.4 litros de 184 cv, ambos da família Tigershark, desenvolvida pela GEMA, sigla em inglês para "aliança global para produção de motores", uma pouco conhecida união entre a Daimler, Chrysler, Mitsubishi e Hyundai para a produção de motores. Além deles, há o conhecido 1.4 litro MultiAir turbinado da Fiat, também com 160 cv, mas com torque superior ao dois litros – 25,4 kgfm disponíveis a baixas 2.500 rpm contra 20 kgfm do motor maior. Os dois primeiros compartilham as transmissões manual e automática de seis marchas, enquanto o de origem italiana utiliza um sistema automatizado de dupla embreagem, também europeu. Além disso, mesmo com origem asiática e americana, o 2.4 litros também usa o cabeçote MultiAir desenvolvido pela Fiat.

Por dentro, é visível o investimento em tecnologia embarcada. Há uma grande tela sensível ao toque de 8,4 polegadas no centro do painel, que reúne diversas informações do carro, como o navegador e o sistema de som com bluetooth, além dos comandos no volante. Nas versões mais caras – são cinco no total: SE, SXT, Limited, Rallye e R/T –, ainda há outra tela configurável de 7 polegadas, entre os mostradores, que pode exibir apenas um velocímetro tradicional ou diversas outras combinações de instrumentos. Para a proteção dos ocupantes, são dez airbags de série em todas as versões. No entanto, os 370 litros do porta-malas parecem pouco, já que boa parte dos concorrentes tem mais de 400 litros disponíveis.
O visual certamente é outro ponto alto do carro, junto com o refinado conjunto mecânico. As linhas são claramente europeias e rompem com o design "quadradão" usado pelos Dodge mais recentes. Ainda assim, a traseira é marcada pelas lanternas integradas por uma enorme faixa luminosa que atravessa a tampa do porta-malas. O perfil esportivo se destaca, com a linha de cintura alta e a frente em cunha - tipicamente europeus - e dão ao carro um ar muito contemporâneo e cosmopolita. Mesmo com um conjunto bem acertado, isso não se traduziu em alto preço. Nos Estados Unidos, o Dart mais barato parte de US$ 16 mil – pouco mais de R$ 30 mil –, enquanto a topo bate nos US$ 22.500, ou R$ 43 mil. O modelo deve chegar ao Brasil ainda em 2012, certamente com preço bem mais salgado.

Impressões ao dirigir
Revelação anunciada
Austin/Estados Unidos – Não há dúvidas de que o uso da plataforma do Alfa Romeo Giulietta fez muito bem ao Dart. As boas características de dirigibilidade foram transplantadas praticamente sem alterações ao sedã da Dodge, ainda que ele seja 30 cm mais comprido e cinco mais largo que o hatch italiano de origem. O novo carro é muito bem plantado no asfalto, com um rodar sólido como no Giulietta europeu, ainda que mais suavizado pela configuração específica para o gosto do comprador norte-americano.
A versão equipada com o motor 2.0 Tigershark de 160 cv e 20 kgfm de torque e câmbio automático de seis marchas surpreende pela suavidade e apresenta um refinamento pouco visto no segmento. Tendo em vista que alguns rivais, como o novo Ford Focus, têm feito uso de câmbios automatizados de dupla embreagem, a opção pela transmissão automática convencional confere ao Dart um comportamento mais refinado e confortável (por quê? a dupla embreagem dá tranco? não é melhor?). Há boa dose de força em praticamente todas as rotações e os 160 cv já são suficientes para empurrar o sedã sem muito embaraço.
Por dentro, os revestimentos agradam pelo uso de bons materiais e "soft touch" em áreas visíveis, como no painel e nas portas, que ajudam a criar um ambiente aconchegante. Apesar de as linhas internas não serem tão instigantes quanto as da carroceria, o modelo retribui com farta dotação de equipamentos. A tela sensível ao toque de generosas 8,4 polegadas facilita muito o manuseio do computador de bordo, navegador por GPS, sistema de som e do ar-condicionado, que ainda oferece botões redundantes na parte baixa do painel.

Ficha Técnica
Dodge Dart 2.0 Limited
Motor: A gasolina, dianteiro, 1.999 cm³, quatro cilindros e quatro válvulas por cilindro. Injeção eletrônica multiponto seqüencial e acelerador eletrônico
Transmissão: Câmbio automático de seis velocidades à frente e uma a ré. Tração dianteira. Oferece controle eletrônico de tração.
Potência máxima: 160 cv a 6.400 rpm.
Aceleração 0-100 km/h: 8,5 s.
Velocidade máxima: 210 km/h.
Torque máximo: 20 kgfm a 4.800 rpm.
Diâmetro e curso: 88,0 mm x 82,0 mm. Taxa de compressão: 10,5:1.
Suspensão: Dianteira independente do tipo McPherson, com braços triangulares transversais, molas helicoidais, amortecedores telescópicos hidráulicos e barra estabilizadora. Traseira independente, com braços longitudinais, molas helicoidais e amortecedores telescópicos hidráulicos. Oferece controle eletrônico de estabilidade de série.
Pneus: 215/50 R17.
Freios: Discos ventilados na frente e tambor atrás. Oferece ABS com EBD
Carroceria: Sedã em monobloco, com quatro portas e cinco lugares. 4,67 metros de comprimento, 1,83 m de largura, 1,47 m de altura e 2,70 m de entre-eixos. Oferece airbags frontais, laterais e de cortina de série.
Peso: 1.439 kg.
Capacidade do porta-malas: 370 litros.
Tanque de combustível: 60 litros.
Produção: Belvidere, Estados Unidos.
Lançamento mundial: 2012.
Itens de série: Ar-condicionado, vidros dianteiros elétricos, travas elétricas, rádio/CD/MP3/USB/Bluetooth, banco do motorista com ajuste de altura, computador de bordo, direção hidráulica, freios ABS, airbag frontais, laterais e de cabeça, ar-condicionado, regulagem de altura para o volante, retrovisores, sistema de frenagem automática na cidade,
Preço nos Estados Unidos: US$ 19.995 (cerca de R$ 38 mil).



Fonte: motordream
Disponível no(a): http://motordream.uol.com.br
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