Texto e Foto: Assessoria de Imprensa
Nos últimos 60 anos, o nome de Carroll Shelby esteve associado a
veículos de performance da Ford que se tornaram verdadeiras lendas nas
pistas e nas ruas. O Mustang Ford Shelby GT500 2013, com o motor V8 de
produção mais potente do mundo, foi a última parceria da marca com o
veterano piloto e preparador, que morreu semana passada , deixando um legado
de modelos históricos.
"Seja ajudando a Ford a dominar a cena das corridas nos anos 60, seja
construindo alguns dos mais famosos Mustangs, o entusiasmo e paixão de
Carroll Shelby por grandes carros inspirou todos que trabalharam com ele
ao longo de seis décadas. Ele era um grande inovador cuja marca jamais
será esquecida na Ford", diz Edsel B. Ford II, membro do Conselho da
Ford e bisneto de Henry Ford.
Produzindo veículos de performance excepcionais, desde conceitos a
modelos de produção, Carroll Shelby disse uma vez que sua energia e
paixão por carros sempre foi maior quando trabalhava com a Ford.
O começo da lenda
Carroll Shelby tinha cerca de 30 anos quando entrou em um carro de
corrida pela primeira vez - uma prova de arrancada de quarto de milha em
1952. O carro que o levou para a linha de chegada naquele dia era
impulsionado por um Ford V8.
Os primeiros Ford preparados por Shelby foram os legendários Cobras e
Shelby Mustangs dos anos 60. Ele participou ativamente no design e
engenharia do Ford Shelby Cobra Concept revelado em 2004 e foi um dos
membros do "dream team" que construiu o Ford GT 2005.
Carrol Shelby começou tarde, mas foi um vencedor desde o princípio. Com
apenas dois anos de carreira, o gerente de corridas da Aston Martin,
John Wyer, o contratou para ser um dos pilotos do DB3 em Sebring. Em
poucos meses, o granjeiro do Texas já estava "trocando tinta" com
corredores da categoria de Juan Manuel Fangio. Pilotando um Aston Martin
DBR1 com Roy Salvadori, ele venceu as famosas 24 Horas de Le Mans em
1959.
No começo de 1962, Shelby pilotou seu segundo carro de corrida com motor
Ford. Foi o primeiro protótipo do Cobra - casamento da carroceria de um
roadster leve britânico com um bloco pequeno Ford V8, que Shelby tornou
lendário. Em janeiro de 1963, ele homologou o carro na categoria GT
Grupo III da FIA e no mesmo mês o Cobra venceu sua primeira corrida,
derrotando uma brigada de Corvettes Stingray em Riverside, na
Califórnia.
Em janeiro de 1965, a Ford contratou Shelby para o programa do Ford
GT40. Três carros haviam corrido nas 24 Horas de Le Mans de 1964, mas
nenhum chegou ao final. Shelby começou instalando o motor de 7 litros da
Stock Car, mais confiável, no carro que ficaria conhecido como GT40
Mark II. Ele mostrou ser muito mais rápido que o Mark I e em 1966
iniciou sua hegemonia nas corridas de longa duração, que durou quatro
anos.
Em Le Mans, a Ford e Shelby enfrentavam a Ferrari e em casa competiam
com o Corvette. O legendário Shelby Cobra com motor Ford, desenvolvido
com base no AC Ace, tinha a vantagem de ser uma tonelada mais leve que o
Corvette.
Shelby Mustang
Em agosto de 1964, a Ford pediu a Carroll Shelby para desenvolver um
Mustang de alta performance, homologado para as ruas, para competir
contra o Corvette na corrida SCCA para carros de produção. Em setembro, a
Shelby-American apresentou o primeiro Mustang GT350.
O Shelby Mustang GT350 1965 era um fastback com capô de fibra de vidro e
motor V8 de 310 cv - um aumento de 35 cv sobre o original. Os
aprimoramentos na suspensão incluíram uma barra estabilizadora dianteira
maior, amortecedores Koni e barras de torção traseiras, além de
componentes de competição. Ele era vendido por US$4.000 e facilmente
reconhecido pela pintura branca com faixas laterais azuis e a inscrição
GT350.
O GT350 1966 veio nas cores branco, vermelho, preto, verde e azul e a
Hertz comprou cerca de 1.000 unidades para locação aos corredores de fim
de semana. Os Mustangs Shelby 1967 trouxeram uma nova carroceria em
fibra de vidro, com dupla entrada de ar no capô e spoiler integrado na
traseira. O mais importante, porém, era o novo motor GT500 com bloco
grande, de 360 cv. As vendas do modelo somaram mais de 2.000 unidades.
O nome "Cobra" foi usado oficialmente em um Mustang Shelby pela primeira
vez em 1968, que trouxe também uma versão conversível. O Shelby Cobra
GT350 continuou essencialmente o mesmo, mas o GT500 ganhou um novo motor
Cobra Jet 428 e tornou-se o GT500KR - referência a "King of the Road", o
Rei da Estrada.
Em 1969, penúltimo ano do Shelby Mustang, as opções de motores incluíram
o 351 Ram Air, e carroceria com nove aberturas: cinco no capô, uma na
frente de cada para-lama e uma em cada lateral. Em 1970, com a queda nas
vendas, os últimos Mustangs Shelby produzidos em 1969 foram atualizados
para o modelo 1970 e vendidos. O famoso corredor chegou ao fim.
Levou mais de 30 anos para a Ford e Shelby trabalharem juntos novamente.
Em março de 2001, Shelby retornou ao time como consultor do novo GT40
Concept. Em março de 2002, a Ford deu sinal verde para a produção do
Ford GT. Em abril de 2003, Shelby colaborou no conceito produzido em
homenagem ao Shelby Cobra original, que foi a sensação do Salão de
Detroit.
Em 2004, a Ford reavivou novamente a paixão dos fãs com a estreia do
Ford Shelby GR-1 Concept. J Mays, vice-presidente de Design da Ford,
disse que a participação de Shelby estava refletida nos fundamentos do
carro.
Em 2008, quando Carroll Shelby completou 85 anos, o primeiro Ford Shelby
GT500KR 2008 saiu da linha de montagem, com motor de 547 cv e produção
limitada a 1.000 unidades. "Estou sempre buscando um degrau acima quando
se trata de performance, e trazer de volta o Mustang King of the Road
era o que precisávamos", disse Shelby, que participou ativamente do
projeto.
A última parceria de Carroll Shelby com a Ford foi no Ford Shelby GT500
2013, que produz 671 cv e torque de 87,2 kgfm, o motor V8 de produção
mais potente do mundo.
Trabalhando com os engenheiros do Time de Veículos Especiais da Ford
(SVT) nos campos de provas de Sebring e Arizona, já na casa dos 88 anos,
Shelby pilotou algumas vezes por mais de oito horas. Ele estava se
divertindo muito e não pensava em parar de trabalhar.
Marcos históricos
A parceria de Carrol Shelby com a Ford resultou em modelos históricos.
1952 - Shelby faz sua primeira corrida na direção de um "hot rod" com motor Ford
1962 - Shelby testa o primeiro AC 260 Roadster com motor Ford, carro que se tornou o Shelby Cobra, produzido no mesmo ano.
1964 - A Ford convida Shelby a desenvolver uma versão de alta
performance do Mustang. Os primeiros protótipos Shelby são produzidos.
1965 - Lançamento do Shelby GT350. A Ford contrata a Shelby-American
para supervisionar o programa do GT40. A Hertz adquire modelos GT350H
para o seu programa de locação.
1966 - O Ford GT40 Mark II vence as 24 Horas de Le Mans. O primeiro Shelby GT500s 1967 é entregue.
1967 - A Ford e a Shelby-American vencem novamente em Le Mans. Estreia o Shelby Mustang conversível 1968.
1968 - Começa a produção do ano-modelo 1969.
1969 - Fim da produção do Shelby Mustang.
1970 - Ford e Shelby encerram sua parceria nas corridas
2001 - Carroll Shelby é contratado pela Ford como consultor do GT40 Concept.
2002 - Ford aprova a produção do Ford GT.
2003 - Ford convida Shelby a participar do desenvolvimento do conceito que presta homenagem ao Shelby Cobra original.
2004 - Ford Shelby Cobra Concept rouba a cena no Salão de Detroit. A
Ford convida Shelby a ser consultor de um novo conceito. Shelby anuncia a
construção de uma edição limitada do Shelby Ford Expedition. Ford
apresenta o Shelby GR-1 Concept.
2006 - Estreia do Shelby GTH no Salão de Nova York.
2007 - Estreia do GT500.
2008 - O primeiro Ford Shelby GT500KR 2008 sai da linha de produção, ano
em que Carroll Shelby comemora 85 anos. Em parceria com a Ford Racing,
Shelby se une ao time de competições da fábrica pela primeira vez desde
1969.
2011 - Estreia do Ford Shelby GT500 com 671 cv e torque de 87,2 kgfm, o motor V8 de produção mais potente do mundo.
Fonte: alphaauto
Disponível no(a): http://www.alphaautos.com.br
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