Marca norte-americana conquistou na justiça o direito à proteção das patentes de sua picape
O mercado chinês é, sem dúvida, o mais diversificado do planeta. Modelos luxuosos convivem com outros absolutamente simples, enquanto algumas marcas preferem copiar projetos mais famosos em vez de projetar os próprios carros.
No início deste ano, as fotos da JAC 4R3, picape
voltada para os consumidores locais e que poderia chegar também à África
e à América do Sul, causaram polêmica na internet, devido à semelhança
gritante com a Ford F-150 – até mesmo na forma como a JAC adaptou seu
emblema, utilizando o formato oval e a cor azul da marca
norte-americana.O mercado chinês é, sem dúvida, o mais diversificado do planeta. Modelos luxuosos convivem com outros absolutamente simples, enquanto algumas marcas preferem copiar projetos mais famosos em vez de projetar os próprios carros.
Agora, o CEO do setor de Propriedade Tecnológica e Intelectual da Ford, Bill Coughlin, revelou ao programa Autoline que a marca conquistou na justiça o direito de proteger a patente da F-150 e bloquear as vendas da 4R3 na China. Este é o motivo pelo qual a picape chinesa não foi exibida no Salão de Pequim. O modelo era aguardado no estande da JAC, mas não deu as caras. A ausência já foi resultado da manobra da Ford, que registrou as patentes da F-150 no país asiático e obteve na justiça chinesa a anulação das patentes da cópia da JAC.
De acordo com Coughlin, não foi uma disputa fácil, diante da dificuldade generalizada em proteger produtos de todos os setores na China. Além disso, o executivo da marca norte-americana ressaltou que a conquista da Ford é algo incomum no mercado chinês, já que o governo do país asiático costuma impor bloqueios econômicos em caso de intervenções de empresas estrangeiras na indústria local. Entre casos famosos envolvendo veículos chineses, estão o Chery QQ, acusado pela General Motors de ser uma cópia ilegal da primeira geração do Chevrolet Spark, e o Great Wall Peri, apontado pela Fiat como uma reprodução não autorizada do compacto Panda.




Fonte: motordream.
Disponível no(a): http://motordream.uol.com.br
Comente está postagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário