7 de mai. de 2012

Ford abusa do Shelby GT500 em Nürburgring

Fotos: AutoMotor/Portugal
Ford abusa do Shelby GT500 em Nürburgring
Marca do oval azul levou muscle car à Alemanha para mostrar desempenho do V8 mais potente de todos
O V8 de produção em série mais potente de todos os tempos. É assim que a Ford classifica o 5.8 litros turbocomprimido que impulsiona o Shelby GT500, que foi visto em uma sessão de testes no circuito alemão de Nürburgring.
Com uma potência máxima de 650 cv e um torque que atinge os 87,18 kgfm, o novo Shelby reclama 321 km/h de velocidade máxima, o que o torna mais potente que os seus principais concorrentes: o Mercedes S63 AMG (571 cv e 91,77 kgfm), e o Chevrolet Camaro ZL1 (580 cv e 56,69 kgfm). A SAE, associação norte-americana dos engenheiros automóveis, certificou este motor como o V8 de produção em série mais potente de todos os tempos.

Esta potência adicional foi garantida através da otimização de todo o conjunto motopropulsor, incluindo um novo turbo, novos perfis para a árvore de cames, um novo eixo de transmissão e também uma nova caixa de velocidades manual de seis relações.

De acordo com Jamal Hameedi, engenheiro chefe da SVT e responsável por esta transformação, “o objetivo é criar um modelo performante em qualquer condição.” Para tal, a marca da oval azul refinou o chassi deste Shelby, para filtrar melhor as imperfeições da estrada, causadoras de grande instabilidade a velocidades elevadas, ao mesmo tempo que a suspensão Blistein é ajustável eletronicamente.

Um conjunto de freios Brembo; controle de estabilidade AdvanceTrac; e os sistemas adicionais de apoio ao condutor Launch-Control e de direção assistida eletricamente, completam o conjunto. Visualmente, as diferenças são mínimas: apenas a seção dianteira foi ajustada, com um novo difusor para ajudar à circulação do ar em volta e por baixo do automóvel.

Apesar do aumento de potência de 112 cv face ao modelo de 2012, a marca anuncia uma redução nos consumos de combustível, divulgando 6,4 km/l no consumo urbano e 10,2 km/l em ciclo extra-urbano, e 7,65 km/l km em circuito combinado, valores inferiores aos do modelo de 2012.


Fonte: motordream
Disponível no(a): http://motordream.uol.com.br
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