17 de mai. de 2012

Demanda maior expande as fronteiras do requinte na indústria automobilística

 Fotos: Divulgação
Demanda maior expande as fronteiras do requinte na indústria automobilística
Marcas de luxo se lançam em segmentos inéditos por mais lucro e escala de produção

por Igor Macário
Auto Press


Na busca por maiores volumes de vendas, várias fabricantes de automóveis de alto luxo têm aberto novos horizontes com o lançamento de modelos em segmentos nunca explorados antes. Esse movimento obrigou as marcas mais exclusivas a associar seus tradicionais valores – leia-se esportividade e luxo extremos – para desenvolver conceitos inovadores, sejam pelo design e soluções originais. Ainda que mantenham o alto preço, já que não têm o objetivo de "popularizar" as marcas, os novos carros podem representar a salvação de nomes emblemáticos em tempos de economia em crise.


A diversificação do portfólio de fabricantes como a Porsche, a Lamborghini e até mesmo a Maserati serve para levar mais esportivos às garagens de proprietários que sempre compraram veículos desse padrão. É o que a marca do touro quer com o Urus (foto acima), apresentado em abril no último Salão de Pequim. O utilitário esportivo ainda é um conceito, mas terá a missão de fazer donos de outros Lamborghini optarem por mais um carro com os mesmos emblemas, em vez de procurar na concorrência a solução para seus desejos. A Maserati tem os objetivos idênticos com o Kubang, que ainda é cotado para usar motores Ferrari, mas montados pela Chrysler – que agora é parte do Grupo Fiat. A Bentley é outra marca associada ao mundo dos esportivos sofisticados a querer uma fatia do mercado dos utilitários de alto luxo, com o conceito EXP 9 F, mostrado no último Salão de Genebra, em março desse ano.


Maserati Kubang

Algumas marcas, porém, decidiram em mirar "para baixo". As japonesas Lexus e Inifiniti criaram seus primeiros hatches. A primeira entrou recentemente na seara dos hatches médios com o CT 200h. O modelo usa o mesmo trem de força do badalado Toyota Prius, mas com uma roupagem bem mais luxuosa, como de praxe na marca. O Etherea, da divisão de luxo da Nissan, foi mostrado como conceito no Salão de Genebra do ano passado, mas tudo indica que dará origem a um modelo de produção que mistura elementos visuais de cupês, hatches e crossovers. Sob o capô, sempre propulsores híbridos. A própria Mercedes-Benz não resistiu à pressão e apresentou o novo Classe A, reinventado como um hatch médio com visual esportivo.

Além dos hatches, o segmento dos sedãs foi outro a receber a atenção de marcas de luxo. Pela primeira vez a Aston Martin passou a fabricar os seus. A fabricante inglesa aproveitou a plataforma VH de seus superesportivos e fez uma "versão esticada" deles, o belo Rapide. A Mercedes-Benz e Audi, por sua vez, estão de olho nos sedãs médios premium que, com o aumento de tamanho do A4 e do Classe C, respectivamente,  acabaram ficando sem representantes. Para isso, já mostraram os conceitos A3 Sedan e Concept Style Coupe – este, quase um "mini-CLS".

Bentley EXP 9F


Motivada também pelo aperto das normas anti-poluição na Europa, além do Rapide, a Aston Martin mostrou o Cygnet, que nada tem a ver com os lendários superesportivos ingleses. O carrinho urbano é basicamente uma versão altamente repaginada do subcompacto Toyota iQ, feito para servir como uma espécie de "chaveirinho de luxo" para os donos de cupês da marca desfilarem pela cidade sem o transtorno causado por motores gastões e pelo tráfego nos centros urbanos. Ele também ajuda a reduzir a média de emissões de poluentes ao longo da linha, que é controlada pelas autoridades da Europa.

É inegável que algumas marcas precisaram praticamente se reinventar para começar a atuar em segmentos tão diferentes de seus originais. E conquistaram sucesso. Caso do utilitário esportivo Cayenne e o cupê de quatro portas Panamera, ambos da Porsche, que multiplicaram os ganhos da marca. Apesar de pouco em comum com os tradicionais 911 e Boxster, por exemplo, conseguiram manter o prestígio e imagem da Porsche inabaladas.


Lexus CT 200h

Infiniti Etherea


Aston Martin Rapide


Audi A3 sedã


Mercedes-Benz Concept Style Coupé


Aston Martin Cygnet

Fonte: motordream
Disponível no(a): http://motordream.uol.com.br
Comente está postagem.

Nenhum comentário: