Eles são esportivos da mesma
família, mas na hora de acelerar, o alemão e o inglês querem impor suas
personalidades bem distintas
Alberto Cataldi e Carina Mazarotto // Fotos: Fabio Aro
BMW 1M Coupé é série limitada vendida por R$ R$ 268.800, Mini Cooper S Coupé é oferecido por R$ R$ 139.950
Alberto está online.

Oi Cá, tudo bem? Está aí na redação ainda?
Fala, Beto. Estou saindo daqui a pouco para as fotos do Mini Coupé numa casa de show bem bacana, com um belo palco.

Acho que vou com vocês.
Ah é? Quer uma carona? Ainda tem espaço, porque o Fabio Aro vai direto pra lá.

Quero ir com o
BMW 1M.

Mas você não estava fazendo as fotos dele hoje?

Estava. Mas estou achando que essa locação do
Mini Coupé é mais legal, com as luzes e tudo mais. Casa de show tem tudo a ver com ele.
Design do Mini Coupé se destaca pelo teto com caimento em direção à traseira
Ah,
mas não dá. Você chegou a ver o Mini aqui na editora? O design dele é
demais. É o modelo cupê, o teto tem aquele caimento leve, puro estilo.
Versão Cooper S, com aquelas faixas duplas pretas na
carroceria, duas saídas de escape centrais. É o primeiro cupê da marca.
Tudo bem que se não fosse a BMW eu ainda estaria falando do design do
carro do Mr. Bean – lembra do Mini antigo? –, mas até aí deixar a
locação para você é outra história! (risos)

Os Minis são todos iguais! Aliás, o inglesinho só ficou esportivo
justamente depois que a BMW comprou a marca. Na verdade, o Mini tenta
ser justamente um mini BMW. Mas o que eu tenho aqui é um BMW de gente
grande. Você deu só uma olhada na cara de bravo que o
Série 1 ficou nessa versão
M? Não tem nada de firula, todas as mudanças foram pra ajudar no desempenho. Eu preciso de um espaço legal pra destacar isso.
Modelo de dois assentos tem aerofólio traseiro que se ergue quando o Coupé passa dos 80 km/h
Mas o lugar é perfeito para as fotos do Coupé! Olha só, estou até ouvindo Beatles para me inspirar. Palco, Mini, Inglaterra, Beatles, tudo a ver.

Mesma coisa! Os Beatles só ficaram bons depois de irem pra Alemanha.
Rá! O BMW tem prioridade. Com a pintura branca e todos aqueles recortes
agressivos da série
M, então, vai ficar show! (Sacou? Palco, show? Tá, eu juro que não vou usar o trocadilho no texto).
Tudo
bem, Beatles foi só para te emocionar. Pensa bem, se fosse o nosso
querido redator-chefe Glauco Lucena, a banda inglesa da vez ia ser Duran
Duran (risos). Mas não vai ter Drive My Car e nem Ordinary World. O Mini Coupé é produzido na terra do Radiohead, Oxford.
Preapradora M se beneficiou dos 1.495 kg do Série 1 para criar um BMW extremamente ágil

A única música que importa ouvir no
1M
é o ronco do 3.0. Seria um sacrilégio ligar o aparelho de som (mesmo
que ele seja da Harman-Kardon com sistema multimídia) com um ronco
daqueles gritando logo ali na frente, como uma sinfonia a cada
aceleração ou troca de marchas. É um biturbo, Cá! Biturbo!!!
Bom,
não sei você, mas eu vou continuar ouvindo muito rock no carro. O som
do Mini tem CD player, MP3, entrada USB, auxiliar, quatro alto-falantes.
É como nos outros Minis. Mas meu espírito de jornalista está
cochichando aqui no meu ouvindo: que carro barulhento!

Sério?
Pois
é. Na verdade os ingleses estão acostumados a fazer carros para rodar
sobre tapetes. E aqui nossas ruas são tapetes, só que bem amassados!
(risos).
Recortes no para-choque complementam traseira alta e aerodinâmica do 1M

Sabe que é a mesma coisa com o BMW? Mas acho que ele não faz questão
nenhuma de rodar suave. É daqueles carros brutos, preocupados quase
exclusivamente com a esportividade. Ah! E falando em suspensão, ele muda
completamente quando você aciona o modo MDM no console, que ajusta o
controle de estabilidade e a suspensão. Fica mais arisco, mas transmite
todas as respostas, é quase uma conversa com o motorista. Ou piloto. Ele
faz qualquer um se sentir um piloto.
A
suspensão do Mini é firmeza total. Ô carrinho bom de curva, parece um
kart. Se abusar, o controle de estabilidade ajuda. Mas a versão cupê
está mais ruidosa, parece que tem uma batucada na parte de trás, o que
acaba deixando a condução um pouco cansativa na cidade. O Daniel e o
Hairton [editores] também deram uma volta e reclamaram disso. Na
estrada, dá para ouvir bastante o ruído dos pneus (240/45 R17).

Você não leu o que eu escrevi? O BMW é biturbo! Seis cilindros em linha
que entregam 340 cavalos e 45,9 kgfm de torque logo ali, entre 1.500 e
4.500 rpm, e com câmbio manual de seis marchas. Ele foi de 0 a 100 km/h
em 5 segundos nos nossos testes. E na frenagem, então? Aquelas
maravilhas de pinças e discos pararam o carro a 100 km/h em 35,1 metros!
Recorde absoluto nos nossos testes. Ih, esse Mini fica pra trás...
Interior do Coupé segue padrão dos outros modelos da Mini
Até parece! 1M é 1M, mas eu me garanto! Olha só, esse Coupé ainda
não é o John Cooper Works, o mais potente da história (o pessoal da
Mini me disse que essa versão deve chegar no meio do ano), mas é um
foguetinho, como o hatch Cooper S. Tem motor 1.6 16V, de 186 cv. O câmbio é automá...

Ei, ei, ei, OK, não precisa escrever sua avaliação do carro aqui (risos).
Sabe
que você me deu uma boa ideia? Agora estou lembrando: uma das coisas
mais divertidas do Mini é esse jeito de dirigir. O câmbio automático de
seis velocidades, com trocas por borboletas, é espertinho, responde
rápido. Há também um botão “S”, de Sport, que eleva o giro do motor se
você quiser. Mas mesmo sem o botão acionado, é só dar um toque no
acelerador para o ponteiro do (gigante) conta-giros saltar 1.000 rpm,
rapidinho. Seu corpo encosta no banco e você vai que vai! O torque de
24,5 kgfm começa a ser despejado logo aos 1.600 giros.
BMW 1M tem interior completamente escuro com apenas relances de vermelho nas costuras

Tá, eu admito. Dá vontade de ver como o carrinho se sai. Mas você
precisa ver o interior do BMW. Todo escuro, com apenas alguns detalhes
de costura em vermelho no painel e nos bancos tipo concha feitos sob
medida para pegar a estrada com conforto. Sem falar no desejado logotipo
M no painel, no câmbio... Ele também aparece do lado de fora, nos
repetidores do pisca e na traseira, logo perto do spoiler...
Ah!
Lembrei! O cupê ainda tem um aerofólio traseiro que se levanta aos 80
km/h, para ajudar na aerodinâmica. Achei o máximo quando eu estava em
plena Marginal e o spoiler subiu (volta a se recolher aos 60 km/h). Todo
mundo olhou!

Carina, quando você está num BMW 1M TODO mundo olha o tempo TODO.
Ai, deixa eu me divertir, por favor? (risos)
Motor
do Mini Coupé é mesmo do hatch na versão Cooper S: um 1.6 turbo de 186
cv. Já no BMW 1M, o motor biturbo tem taxa de compressão de 10,2:1 e
injeção direta com sistema continuamente variável duplo

Tá bom, tudo bem. Pode usar a locação para as fotos do Mini, vai.
Mas agora eu fiquei com muita vontade de acelerar esse BMW...

Ah, isso é fácil de resolver. Eu levo o
1M pra você andar e, de agradecimento, você deixa eu usar a casa de show pras fotos também.
Eu topo! Melhor ainda, vamos fazer as fotos deles juntos, então. São esportivos e da mesma família.

Boa! Ótima ideia!
Tranquilo. Uma noite durante a semana fazendo fotos e acelerando BMW 1M e Mini Coupé. Eu acho bem razoável (risos). Que trabalho chato o nosso, né?

Andar nos carros sempre é legal, com certeza. A gente não tem do que reclamar em relação a isso. Sabe o que é que dá preguiça?
O quê?

Pensar em como a gente vai fazer caber tudo isso que precisa falar deles na matéria...
Iiihhh, nem me fale :(

Fonte: revistaautoesporte
Disponível no(a):
http://revistaautoesporte.globo.com/
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