11 de abr. de 2012

Geely aplicará US$ 11 bi na Volvo

Chineses querem recuperar prestígio da marca sueca
Por Vitor Matsubara
A Geely vai investir 11 bilhões de dólares na Volvo, mais precisamente no desenvolvimento de novos produtos e na ampliação da capacidade produtiva de suas fábricas nos próximos anos.
Nesta segunda-feira, 9 de abril, a revista alemã Wirtschaftswoche confirmou que o aporte financeiro será concedido pela Geely, atual proprietária da Volvo. No entanto, a própria Volvo garantiu que o dinheiro veio da própria marca escandinava. “Não é a Geely que está investindo 11 bilhões de dólares”, declarou o porta-voz da Volvo, Per-Ake Froberg.

Em entrevista concedida à agência de notícias Reuters em fevereiro, o CEO da Volvo, Stefan Jacoby, afirmou que um investimento de 10 a 11 bilhões de dólares com duração prevista de cinco anos poderia resultar na construção de novas fábricas e no lançamento de novos produtos na China. As medidas seriam determinantes no objetivo de dobrar as vendas em dez anos, atingindo o volume de 800 mil unidades comercializadas. A Volvo planeja conquistar 20% do mercado de carros de luxo na China até 2015.
De acordo com a Wirtschaftswoche, o presidente da Geely, Li Shufu, teria afirmado que a Volvo aplicaria o dinheiro na construção de uma nova fábrica de motores, na criação de novas pesquisas e no desenvolvimento de novos motores e tecnologias para veículos elétricos. “Queremos reviver a Volvo e devolver à marca sua força de outrora”, disse Shifu à publicação alemã.
Além de investir na marca Volvo, a Geely pretende lançar uma nova marca premium para o mercado chinês. A empresa aproveitaria as tecnologias da Volvo, mas a futura montadora seria posicionada abaixo da Geely Automotive.

Fonte: quatrorodas
Disponível no(a): http://quatrorodas.abril.com.br
Comente está postagem.

Nenhum comentário: