6 de mar. de 2012

WRC:Equipes querem duas provas na América do Sul em 2013

Calendário provisório inclui também dez etapas na Europa e uma na América Central

Michèle Mouton venceu o último Rali do Brasil válido pelo WRC, em 1982 (LAT Photographic)
 
Na contramão da ideia de Jean Todt, presidente da FIA (Federação Internacional de Automobilismo), as equipes do Mundial de Rali propuseram um calendário provisório para a temporada 2013 com duas provas na América do Sul, uma delas provavelmente no Brasil.

De acordo com uma fonte do AUTOSPORT, a programação teria, além das duas etapas no continente sul-americano, dez provas na Europa e uma na América Central.
“O valor nos mercados americanos é enorme e precisamos de um calendário que reflita isso. Mais do que nunca, precisamos agora de [bons] valores para cada euro que gastamos”, disse um membro de uma equipe.
De forma controversa, as equipes deixaram de fora do calendário os Ralis da Nova Zelândia, da Austrália e da África do Sul. Há também a expectativa de que um ou dois dos eventos excluídos pelas equipes, junto com o Brasil, estejam no calendário proposto pela FIA – com um asterisco de “provisório” – em maio.
Ao contrário das equipes, Jean Todt afirmou em janeiro que pretende elaborar um calendário com metade das rodadas na Europa e o restante espalhado pelo planeta.
“Se restringirmos o WRC ao Rali da Alemanha ou da França, que estão divididos por uma distância de 20 quilômetros, economicamente seria mais fácil”, disse.
“Mas queremos um Mundial forte e estamos trabalhando nisso. Queremos ver como podemos fazer um evento mundial com os orçamentos disponíveis.”
Todt também disse que a FIA permanece comprometida ao roteiro trianual do WRC, um trato fixado pela entidade e pelos times no fim do ano passado. O pacto estabelece uma rotatividade na programação do WRC a cada três anos.
Com o pacto, o Mundial de Rali deve ir a dois novos territórios no ano que vem, com Rússia, Brasil, China e Índia entre os favoritos para receber o campeonato.
O calendário de 2013 será debatido pela primeira vez em maio, durante a reunião da Comissão do Mundial de Rali.
Fonte: tazio.
 Disponível no(a):http://tazio.uol.com.br
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