18 de mar. de 2012

Toque com Senna foi um lance normal, avalia Massa

Mesmo assim, piloto da Ferrari considerou que compatriota "passou um pouquinho do ponto"

Felipe Massa, da Ferrari, e Bruno Senna, da Williams, em Melbourne (Charles Coates/LAT)

Felipe Massa isentou Bruno Senna de culpa pelo acidente no qual os dois se envolveram durante o GP da Austrália, etapa de abertura da temporada 2012 da F1, disputado neste domingo. Ele considerou a batida na disputa pela 13ª posição um lance normal.

"Eu estava lutando contra ele e a Toro Rosso [de Daniel Ricciardo], que tentou me passar na curva 3. Nós perdemos um pouco a entrada da curva e o Bruno teve a chance de contorná-la melhor, tracionando bem. Ele fez tudo o que podia para me ultrapassar por fora e acabou tocando no meu carro, mas acho que é coisa de corrida", explicou.
"Ele viu a chance de tentar me passar, fez o máximo que pôde, mas acabou passando um pouquinho do ponto. Só que não dá para dizer que foi culpa dele. Acredito que isso seja lance de corrida", seguiu o brasileiro.
Questionado se o enrosco poderia abalar sua relação com Senna, Massa foi enfático ao dizer que não. "De jeito nenhum", comentou.
O abandono encerrou de forma melancólica uma corrida em que Massa apresentou muita dificuldade para conter o desgaste dos pneus Pirelli.
Partindo de 16º, ele fez uma boa largada e pulou para oitavo, mas perdeu rendimento na medida em que os compostos macios se degradavam com rapidez, sendo o primeiro a parar, na volta 12. "Depois de cinco voltas, eu já não tinha mais pneu", reclamou o brasileiro, único a apelar para uma estratégia de três paradas.
Mesmo com a tática diferenciada, Massa não apresentou ritmo satisfatório em nenhum momento da prova e relatou ter enfrentado muitos problemas com o balanço da F2012. "Não dá para aceitar o que aconteceu", disse Felipe, pontuando que irá trabalhar com os engheiros da escuderia italiana para encontrar uma solução até o GP da Malásia, que acontece na próxima semana.
"Não sou um piloto que tem muito essa característica de desgastar demais os pneus, então temos que descobrir porque isso aconteceu. Eu tentei guiar o mais delicado possível para não desgastá-los, mas não adiantou", reclamou.
"Nos testes em Barcelona, eu testei todos os compostos e consegui fazer tudo o que deveria fazer. Eu desgastava os pneus na mesma média que todos, inclusive o [Fernando] Alonso. E aqui, especificamente, houve algo que não funcionou e que eu preciso entender o mais rápido possível para evitar que se repita na próxima corrida", observou.
Segundo Massa, as dificuldades com o balanço do carro o impediram de descobrir realmente em que posição a Ferrari está na ordem de forças do início da temporada. "Não tive a chance de saber [em que posição estamos]. A única coisa que eu consegui fazer foi ver meu companheiro ter um resultado completamente diferente, o que é positivo para as próximas corridas", encerrou.

Fonte: /tazio
Disponível no(a): http://tazio.uol.com.br
Comente está postagem.

Nenhum comentário: