
O Ford Ka 1.0 Rocam foi o modelo que teve o pior desempenho
Testes realizados pela Proteste – a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor – avaliaram os cintos de segurança de 20 modelos do segmento dos hatches compactos. A associação também comparou o sistema de retenção dianteiro com o traseiro, e descobriu que os cintos da parte de trás do veículo não oferecem tanta proteção quanto os da frente. A Proteste também constatou que, dos veículos avaliados, apenas o Corsa 1.4 Flexpower Maxx oferece cinto de três pontos (o mais seguro) no assento intermediário, enquanto os outros disponibilizam apenas o cinto abdominal.
Mas as diferenças entre os sistemas de retenção não se limitam ao número de pontos. Nos modelos avaliados, apenas os cintos dianteiros contavam com limitadores de carga (que previnem lesões ocasionadas pelo cinto em casos de colisões fortes) e pré-tensionadores (que diminuem a folga do cinto durante o impacto). Contabilizados os pontos positivos e negativos, coube ao Ford Ka 1.0 Rocam o último lugar do ranking. No alto do pódio ficaram as versões avaliadas de Citroën C3, Volkswagen Fox e Peugeot 207. Os três foram os que apresentaram a menor variação entre os resultados da versão completa e da básica.Testes realizados pela Proteste – a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor – avaliaram os cintos de segurança de 20 modelos do segmento dos hatches compactos. A associação também comparou o sistema de retenção dianteiro com o traseiro, e descobriu que os cintos da parte de trás do veículo não oferecem tanta proteção quanto os da frente. A Proteste também constatou que, dos veículos avaliados, apenas o Corsa 1.4 Flexpower Maxx oferece cinto de três pontos (o mais seguro) no assento intermediário, enquanto os outros disponibilizam apenas o cinto abdominal.
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Apenas os Renault Clio foram reprovados na avaliação que verificava se o ajuste no cinto poderia interferir em componentes periféricos. O compacto não passou no teste porque, na hora de travar o cinto, o motorista se atrapalha com o freio de mão. O modelo, junto do Chevrolet Celta e da versão Sport do Ford Ka, deixou a desejar no comprimento do cinto, insuficiente para proteger passageiros obesos. Exatamente por ser curto, o cinto do Ford Ka Sport não permitiu a instalação do bebê-conforto. Porém, no que diz respeito à fixação da haste do cinto dianteiro, todos os veículos foram aprovados.
Foram avaliados os seguintes modelos: Citroën C3 1.6 GLX 16V Exclusive Automatique; Volkswagen Gol 1.0 Total Flex Rock in Rio (4 portas); Volkswagen Fox 1.6 Flex Prime i-motion (4 portas); Peugeot 207 1.6 16V XS Automatic (4 portas); Fiat Uno 1.4 Evo Sporting (4 portas); Volkswagen Fox 1.0 Total Flex (2 portas); Peugeot 207 X-Line (4 portas); Ford Fiesta 1.6 Rocam; Citroën C3 1.4 GLX; Chevrolet Corsa 1.4 Maxx (4 portas); Volkswagen Gol 1.0 Total Flex (4 portas); Volkswagen Gol 1.6 Total Flex Rallye (4 portas);Renault Clio 1.0 16v Hi Flex (2 portas); Renault Clio 1.0 16V Hi Flex (4 portas); GM Celta 1.0 Flexpower LS (2 portas); GM Celta 1.0 Flexpower LS (4 portas); Fiat Uno Vivace 1.0 Evo Flex (2 portas); Ford KA 1.6 Sport; Ford Fiesta 1.0 Rocam; Ford KA 1.0 Rocam.
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Fonte: Motor Dream
Disponível no(a): http://motordream.uol.com.br/
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Postado por: Ícaro Nunes
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