23 de mar. de 2012

No calor malaio por Rafael Lopes

Circuito de Sepang, na Malásia
E chegamos ao segundo fim de semana da Fórmula 1 em 2012, na úmida e quente Kuala Lumpur, sede do GP da Malásia, disputado no circuito de Sepang. Ao contrário de Melbourne, esta é uma pista permanente, com largas áreas de escape, grandes retas e curvas de raio longo.
A situação da Ferrari, em uma pista com estas características, deve piorar ainda mais. O F2012 sofre com pouca velocidade de reta – principalmente por causa da asa móvel – e um deficiente apoio aerodinâmico nas curvas. Ou seja: Fernando Alonso e Felipe Massa devem sofrer novamente, talvez em um grau ainda maior do que na Austrália. Um drama, em suma. Na frente do pelotão, a situação não deve se alterar muito, ainda mais com o pouco tempo entre as duas corridas. A McLaren, que sobrou no GP da Austrália mesmo errando no cálculo de combustível de seus dois carros, deve andar bem em Sepang. E entre seus pilotos, a situação continua a mesma: Lewis Hamilton leva vantagem nos treinos, mas Jenson Button cuida melhor dos pneus em ritmo de corrida. A RBR, após não ir tão bem no Albert Park, pode sim reagir. Sebastian Vettel e Mark Webber andaram em ritmo de corrida pela primeira vez na semana passada. Por isso, o desempenho do RB8 deve melhorar bastante na Malásia. A Mercedes foi muito bem nos treinos na Austrália com sua asa móvel turbinada, mas em ritmo de corrida não foi tão bem. Michael Schumacher abandonou com problemas de câmbio e Nico Rosberg acabou na 12ª posição, longe dos líderes. A Federação Internacional de Automobilismo (FIA), ao menos, chancelou novamente a polêmica asa traseira com dutos aerodinâmicos, que potencializam o efeito do DRS. A RBR e a Lotus chegaram a protestar, mas a entidade que organiza o esporte negou a validade dos protestos.
Circuito de Sepang, na Malásia
Das equipes médias, as melhores em Sepang devem continuar a ser Lotus, Sauber e Williams, que surpreendeu na Austrália. Kimi Raikkonen fez um excepcional trabalho na primeira corrida, em um retorno em grande estilo. Romain Grosjean acabou vitimado pelo jardineiro Pastor Maldonado, que fazia uma bela prova até errar na última volta e acertar o muro. Kamui Kobayashi e Sergio Pérez devem continuar a andar bem em um carro que cuida bem dos pneus ao menos neste início de temporada. Quanto aos brasileiros… Bem, qualquer coisa é melhor que o resultado do GP da Austrália, quando Felipe Massa e Bruno Senna bateram a dez voltas do fim da prova. As expectativas, entretanto, são distintas: enquanto o sobrinho do tricampeão tem esperanças após o bom desempenho da Williams, o piloto da Ferrari entra pressionado após os boatos infundados de substituição da imprensa italiana. Agora é melhorar.
Fonte:voandobaixo
 Disponível no(a):http://globoesporte.globo.com/platb/voandobaixo
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