22 de mar. de 2012

Massa "enfrenta" chassi novo e especulações na Malásia

Brasileiro garante não se incomodar com críticas e sabe que novo chassi será um desafio

Felipe Massa, da Ferrari (Ferrari)

A semana pós-GP da Austrália não está sendo fácil para Felipe Massa. Já na Malásia, onde acontece a segunda etapa do campeonato de F1, o brasileiro teve que responder a questões não só sobre os problemas no carro, mas também sobre os ataques da imprensa italiana, que chegou até a escalar possíveis substitutos para o brasileiro.

O que disparou a ira foi a dificuldade que Massa teve de guiar o F2012 na abertura do campeonato e o consequente abandono após uma disputa pelo 13º lugar com Bruno Senna, da Williams, ao mesmo tempo em que Fernando Alonso conseguiu tirar o carro da 12ª colocação e levá-lo a um quinto lugar honroso dadas as dificuldades gritantes da equipe italiana no desenvolvimento do carro.
Nesta quinta em Sepang, no entanto, Massa não hesitou em qualificar sua corrida na Austrália como a pior de sua carreira. E confirmou a troca do seu chassi e de todas as peças: "Com a experiência que eu tenho no automobilismo, é difícil você pensar num chassi diferente do outro, mas como não sabíamos o que não estava funcionando, vamos trocar tudo, todas as peças, assoalho, a asa, tudo, para pelo menos termos certeza de que o problema mudou". O tiro pode sair pela culatra caso o brasileiro não se adapte rapidamente a todas as novas características novas do carro que ele terá nas mãos.
O próprio Fernando Alonso, exaltado pelos ferraristas, tratou de acalmar os ânimos de quem considera que o F2012 não é exatamente o problema: "Na corrida [da Austrália], havia duas McLarens, duas Red Bulls, duas Mercedes, Saubers e Toro Rossos mais rápidas do que nós. Por razões diferentes, houve alguns incidentes que nos ajudaram a chegar em quinto", analisou o espanhol.
Segundo Alonso, a ajuda veio de fora: "Os problemas mecânicos que Michael [Schumacher] teve, [Romain] Grosjean abandonou na volta três ou quatro, Kimi [Raikkonen] ficou fora do Q1 [última parte do classificatório]", e a perspectiva para o final de semana não é segura: "Aqui [na Malásia], em uma corrida normal, podemos terminar ainda mais atrás. Mas com uma corrida mais maluca, com chuva ou algo do tipo, podemos terminar à frente", disse.
Não é a primeira vez que Massa sofre ataques da imprensa italiana. No ano passado, também foram levantados nomes de substitutos para ele. O jovem Sergio Perez, que é piloto da Sauber e faz parte da Academia de Pilotos da Ferrari, refutou qualquer possibilidade de ir para a equipe italiana: "É apenas a primeira corrida do ano e é muito cedo para especular. Estou focado no meu time, na Sauber. Temos uma ótimo carro e não há nada mais que eu possa dizer". O mexicano de 22 anos fez uma boa corrida na Austrália, largando em último por causa de uma punição (troca de caixa de câmbio) e chegando em oitavo.
Massa garantiu, no entanto, que esse tipo de conversa não o abala. Através do Twitter, a própria Ferrari respondeu com ironia aos especuladores: "Neste ano, podemos bater um recorde: número de nomes de pilotos, managers e engenheiros associados à Scuderia Ferrari".

Fonte: tazio
Disponível no(a): http://tazio.uol.com.br/
Comente está postagem.

Nenhum comentário: