10 de mar. de 2012

IPI dos importados, nova fórmula?

Mudanças nas regras prometem causar polêmica
Por Péricles Malheiros / Foto: Christian Castanho
O aumento de 30 pontos percentuais do IPI dos carros importados continua dando o que falar. Segundo uma fonte ligada a uma importadora envolvida nas negociações com o Governo, muitas mudanças estariam para ser anunciadas nos próximos dias.

A primeira diz respeito às marcas com planos de instalação de fábrica no Brasil. Segundo a fonte, cada marca deverá determinar quais carros ela tem intenção de fabricar aqui. Estes modelos continuariam pagando os 30 pontos adicionais de IPI, mas o valor referente a este extra seria devolvido pelo Governo tão logo eles passassem a sair da linha de produção local. Ou seja, a marca que quiser manter os preços sem aumento, precisaria “bancar” a diferença pensando em recebê-la de volta somente quando a prometida fábrica virasse realidade.
Outro ponto da questão são as novas regras para os carros trazidos do México. Atualmente isentos do aumento de 30 pontos percentuais de IPI, eles estão invadindo a nossa praia. Somente nos dois primeiros meses de 2012, entraram no Brasil quase 39000 veículos produzidos no México, um número 250% maior do que o registrado no mesmo período de 2011.
Segundo a fonte consultada, a intenção do Governo é criar um sistema que equilibre a balança entre os dois países: “Tudo caminha para um sistema de cotas. Acima de uma quantidade ou um valor pré-definidos, o imposto sobre os carros mexicanos aumentaria. Outra possibilidade é estabelecer uma proporção de importação de carros mexicanos baseada na de exportação de carros brasileiros”.

Fonte: quatrorodas
Disponível no(a): http://quatrorodas.abril.com.br/
Comente está postagem.

Nenhum comentário: