28 de mar. de 2012
A história por trás da foto mais legal de Stirling Moss
Essa tem sido uma vitória para mim nos últimos anos. Aliás, ela se tornou uma espécie de foto heróica do meu portifólio, tamanha sua popularidade. O que faz dela tão incrível? Os ingredientes. Um piloto mundialmente famoso que já se tornou uma instituição, um esportivo italiano vermelho, uma belíssima loira, lingerie, e um céu azul. Hoje em dia ela quase sempre alguém pergunta: “é Photoshop?”. Não é. Veja como ela foi feita.
Há cerca de quatro anos fui convidado ao circuito Donington Park para um evento à imprensa chamado GP Live. Infelizmente o evento nunca aconteceu e, como muitas coisas no automobilismo mundial, houve um grande jogo de cena. Mas naquele dia eles acertaram a mão. Vários famosos como Sir Stirling Moss, Jochen Mass e Paul Stoddart – que era proprietário da Minardi – estavam presentes.
Depois de um maravilhoso almoço onde dividimos a mesa com Bob Dance (mecânico da Lotus de Jim Clark), Stirling Moss e Jochen Mass subiram ao palco e contaram histórias do automobilismo da época em que homens eram homens e testosterona era mais importante que células de sobrevivência e um bom capacete Arai. Foi bacana a sessão dupla.
No lado de fora havia vários carros de corrida famosos. Ícones inconfundíveis como o Lotus John Player Special de Ayrton Senna ou o McLaren Marlboro de James Hunt, que nos trazem memórias de uma época em que se podia fumar em restaurantes. Na ponta do pit lane estava um reluzente Maserati 250F da coleção de Nick Mason, o baterista do Pink Floyd. Sir Stirling vestiu um macacão de corridas da época e logo entrou no cockpit. Uma dupla de mecânicos empurrou o carro para ligar no tranco e logo o carro limpava sua garganta e rugia enquanto atravessava o Redgate. Ele deu meia dúzia de voltas antes de encostar e correr o pitlane com o motor desligado até parar o carro.
Um assistente chegou com um guarda-sol, mas Stirling o mandou embora. “Por que diabos eu não gostaria de ficar no sol?”. Um fotógrafo com assistentes estava fotografando plugado a um laptop, criando material promocional para o lançamento do evento. Ele terminou e a modelo loira continuou posando. Stirling disse a ela para tomar cuidado com os gases quentes do escape e por isso ela deu a volta no carro. Todos rimos e ela de repente o abraçou e beijou o topo do capacete. Stirling então tirou o capacete e ela fez a mesma coisa, deixando o velho piloto surpreso.
O motivo de essa imagem ter se tornado tão popular, além da óbvia combinação de ingredientes, é que todos fizeram uma foto comum e foram embora. Eu era o único fotógrafo com os olhos na câmera naquele instante. Ainda não vi outra foto da mesma cena. Depois disso a loira me olhou nos olhos e acenou com a cabeça. Ela sabia que foto eu acabara de tirar.
Eu só encontrei Sir Stirling Moss em três ocasiões, e em todas elas ele foi um profissional consumado, sempre encontrando tempo para todos na sala. A adorável modelo loira só encontrei nesta única vez, infelizmente. Ela conversou um pouco depois das fotos e foi tão profissional como Stirling, mas com um traje consideravelmente melhor.
Fonte: jalopnik
Disponível no(a): http://www.jalopnik.com.br
Comente está postagem.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário