10 de mar. de 2012

Ex-empresário de Schumi anuncia aposentadoria

Willi Weber esteve com o hepta em seu auge e agenciou a carreira de outros pilotos alemães

Willi Weber (Glenn Dunbar/LAT)

O empresário e agente de pilotos Willi Weber, que ficou famoso por administrar boa parte da carreira do heptacampeão Michael Schumacher, anunciou que irá se aposentar da função.
Weber irá completar 70 anos no próximo domingo. Seu último pupilo na F1 foi Nico Hulkenberg, atual piloto da Force India, com quem rompeu em maio do ano passado. O nome do agente chegou a ser vinculado ao de Sebastian Vettel, mas as partes jamais chegaram a fechar acordo.

"Não vou mais [empresariar nenhum piloto da F1]", afirmou Weber, em entrevista à agência alemã "DAPD". "Agradeço por tudo, mas gerenciei os melhores pilotos do mundo por muito tempo e acho que já chega para mim", explicou.
A carreira de Weber como empresário começou por acaso. O alemão era dono de uma franquia de restaurantes e participava de competições automobilísticas nas horas vagas.
Como não era um piloto talentoso, mas amava o esporte, Weber decidiu formar, em 1983, uma equipe de F3 em parceria com o engenheiro Klaus Trella, batizada Weber-Trella Stuttgart (WTS).
Os louros de seus investimentos foram colhidos em 88, com o título da F3 Alemã conquistado por Joachim Winkelhock, irmão mais novo do falecido Manfred, que teve passagem pela F1.
Nesse mesmo ano, Weber procurava um substituto para Winkelhock e viu no jovem Michael Schmacher, destaque da F-Ford, o nome ideal.
Com Schumacher, Weber venceu novamente a F3 Alemã em 1990 e ainda conquistou o tradicional GP de Macau. Em paralelo às atividades da WTS, Willi passou a gerenciar a carreira do piloto, usando sua influência para vinculá-lo à Mercedes e para promover sua estreia na F1, no GP da Bélgica de 91, pela Jordan.
Quando Schumi se tornou bicampeão, em 95, Weber optou por abandonar a carreira de chefe de equipe e se dedicar exclusivamente à carreira de seu pupilo.
O empresário cuidou também dos contratos do irmão mais novo de Michael, Ralf, recebendo comissões de 15% a 20% sobre cada acordo fechado pelos Schumacher.
Apesar de deixar a função de agente, Weber espera manter a amizade com o maior vencedor da história da F1. "Quando Michael vem a Stuttgart, nós nos encontramos, mas não para falar de F1. Espero que possamos continuar assim por vários anos", ressaltou.
Weber também empresariou o bicampeão do DTM, Timo Scheider, e o atual companheiro de Michael na Mercedes, Nico Rosberg. Ele chegou ainda a administrar a carreira de algumas modelos, como Claudia Schiffer e Naomi Campbell.

Fonte: tazio
Disponível no(a): http://tazio.uol.com.br
Comente está postagem.

Nenhum comentário: