14 de mar. de 2012

ESPECIAL 2012 – Red Bull aposta em modelo RB8 para manter coroa

Vencedor dos dois últimos títulos, equipe austríaca inicia ano querendo fazer história

Sebastian Vettel testa o RB8 da Red Bull em Jerez (Andrew Ferraro/LAT)
Depois de conquistar os dois últimos Mundiais tanto entre os pilotos quanto entre os construtores, o objetivo da Red Bull não poderia ser diferente: manter a hegemonia na categoria.
Para alcançar tal meta, o time austríaco aposta suas fichas no modelo RB8, que é uma evolução ao chassi que dominou amplamente a temporada de 2011.
Além disso, a equipe optou por estabilidade em sua dupla de pilotos, com Sebastian Vettel e Mark Webber garantidos pelo quarto ano consecutivo.
A Red Bull foi uma das equipes que apresentou melhor rendimento durante a pré-temporada. Nos dias finais, estreou um pacote atualizado que incluía um novo desenho no escapamento. Porém, o modelo apresentou problemas, o que dá indícios de que a missão dos austríacos será mais complicada do que foi durante o Mundial de 2011.
Ficha técnica
Nome oficial: Red Bull Racing
Site: http://www.redbullracing.com
Sede: Milton Keynes, Inglaterra
Proprietário: Dietrich Mateschitz
Chefe de equipe: Christian Horner
Projetistas: Adrian Newey / Ben Butler / Peter Prodromou
Modelo do carro: RB8
Motor: Renault RS27
Estatísticas
Títulos: 2 (2010 e 2011)
Título de pilotos: 2 (2010 e 2011)
Vitórias: 27
Poles: 38
Pódios: 66
GPs: 126
Estreia: Austrália-2005
Posição no campeonato de construtores de 2011:1º (650 pontos)
Por que torcer pela equipe?
Um novo título da Red Bull em 2012 faria com que os torcedores vissem a história sendo feita. Caso a equipe e um de seus pilotos levantem a taça pelo terceiro ano consecutivo, o time das bebidas energéticas seria o terceiro a alcançar tal feito, além de McLaren e Ferrari.
Opinião da equipe do Tazio Autosport:
Bruno Ferreira: Nos últimos anos, a Red Bull só cresceu em relação aos rivais. Assim, a equipe não pode almejar nada além de vencer novamente entre os pilotos e construtores – e parece ter dado os primeiros passos rumo a isso.
Leonardo Felix: Pode ser atrapalhada pelas mudanças no regulamento técnico, mas é difícil acreditar que um time que manteve gente em sua base como Adrian Newey e Sebastian Vettel perca os rumos de uma hora para a outra.
Lucas Berredo: Mesmo com a mudança no regulamento técnico, a Red Bull segue como a equipe a ser batida. É certo que terá mais dificuldades rumo a um eventual tricampeonato em 2012, mas a combinação Newey-Vettel ainda fornece um alto nível de competitividade para o time austríaco.
Lucas Santochi: Conta com gênios como Adrian Newey e Sebastian Vettel, além do investimento do proprietário Dietrich Mateschitz, para continuar a ser a favorita a mais um título mundial.
Análise do AUTOSPORT.com:

PILOTOS

1 – SEBASTIAN VETTEL
Responsável pelos dois títulos conquistados pela Red Bull nos últimos dois anos, Sebastian Vettel tenta se juntar a Juan Manuel Fangio e a Michael Schumacher no seleto grupo de pilotos que se sagraram campeões por três anos consecutivos. Contudo, o cenário da pré-temporada indica que o alemão terá uma concorrência mais próxima do que em relação ao ano passado, o que deve colocar à prova a sua hegemonia.
Nome completo: Sebastian Vettel
Site: http://www.sebastianvettel.de
Data de nascimento: 03/07/1987 (24 anos)
Cidade natal: Heppenheim
Nacionalidade: Alemã
Equipes: BMW-Sauber (2007), Toro Rosso (2007-2008) e Red Bull (desde 2009)
GPs disputados: 81
Títulos: 2 (2010 e 2011)
Vitórias: 21
Poles: 30
Pódios: 36
Pontos marcados: 773
Melhores voltas: 9
Posição no campeonato de 2011: 1º (392 pontos)
Estreia: Estados Unidos-2007
Opinião da equipe do Tazio Autosport:
Bruno Ferreira: Nadou de braçada na temporada em que defendia seu título. A concorrência aparenta que será um incômodo maior em 2012 – o que mostrará o quanto Vettel amadureceu nos últimos anos.
Leonardo Felix: É o melhor piloto da F1 no momento. Aliou sua já conhecida velocidade a uma constância digna dos grandes em 2011 e entra no novo ano como franco favorito a fazer história com um tri consecutivo.
Lucas Berredo: Amadurecido, Vettel pode fazer história em 2012 caso conquiste seu terceiro título consecutivo, entrando no seleto grupo integrado por Juan Manuel Fangio e Michael Schumacher. Pelo que mostrou em 2011, o feito é bem possível.
Lucas Santochi: Com apenas 24 anos, já mostra maturidade e sabe ser convervador quando necessário e agressivo quando desafiado. Junto com a Red Bull, tem tudo para continuar no topo da F1.

2 – MARK WEBBER
O ano de 2012 terá papel fundamental na continuidade de Mark Webber na F1. Depois de um campeonato apagado em 2011, onde venceu somente uma vez (contra 11 de seu companheiro de equipe), o australiano promete dar a volta por cima na temporada que marca o fim de seu atual contrato com a Red Bull. O discurso do piloto e dos dirigentes do time indica que Webber voltará a ser figura constante na luta por vitórias e pelo título, como foi em 2010.
Nome completo: Mark Alan Webber
Site: http://www.markwebber.com/
Data de nascimento: 29/08/1976 (35 anos)
Cidade natal: Queanbeyan
Nacionalidade: Australiana
Equipes: Minardi (2002), Jaguar (2003-2004), Williams (2005-2006) e Red Bull (desde 2007)
GPs disputados: 176
Melhor posição no campeonato: 3º (2010 e 2011)
Vitórias: 7
Poles: 9
Pódios: 30
Pontos marcados: 669,5
Melhores voltas: 13
Posição no campeonato de 2011: 3º (258 pontos)
Estreia: Austrália-2002
Opinião da equipe do Tazio Autosport:
Bruno Ferreira: Em seu último ano de contrato com a Red Bull, precisa mostrar serviço. Deve ser sua última chance de lutar pelo título - o que parece improvável considerando seu desempenho no ano passado.
Leonardo Felix: Se Webber não tem o nível de Vettel, também não é o piloto tão fraco que foi no ano passado. Deve ter um 2012 melhor, mas não vai conseguir superar o companheiro.
Lucas Berredo: Webber é inferior a Vettel, mas vai melhorar seu ritmo de classificação e, provavelmente, conquistar mais vitórias do que em 2011. Deve se despedir da Red Bull (e provavelmente da F1) com uma campanha digna.
Lucas Santochi: Teve dificuldade com os pneus em 2011 e tenta reagir em 2012 para mostrar que ainda tem lenha para queimar. O seu maior problema é ser companheiro de equipe de Vettel.

Fonte: tazio
Disponível no(a): http://tazio.uol.com.br
Comente está postagem.

Nenhum comentário: