14 de fev. de 2012

top Dez carros honoravelmente nipônicos - a lista americana



Os carros japoneses se tornaram a referência para muitos ao redor do planeta, mas por trás da competência confiável de seus carros há uma personalidade específica e sutil nos veículos criados na terra do sol nascente.

Subaru XT


Por que é o orgulho da família? Do pessoal que revolucionou a ficção científica, quadrinhos e tecnologia robótica vem esse cupê levemente desengonçado mas divertido. Carregado de tecnologia e com um dos interiores mais despojados que se tem notícia, os XTs podem ter ajudado a reforçar um estereótipo, mas este mesmo estereótipo ajudou a torná-lo muito mais interessante.

Honda Accord 1976


Por que é o orgulho da família? É a partir daqui que os japoneses realmente mostraram a que vieram no mercado global. O primeiro Accord tinha tudo o que os similares yankees deveriam ter, além de ser muito melhor do que qualquer coisa que a mentalidade das três grandes poderia ter criado. Fácil de usar no cotidiano, absurdamente racional e bem pensado: foi essa a imagem que os carros japoneses tomaram na cabeça das pessoas com o passar dos anos.

Mitsubishi Lancer Evolution


Por que é o orgulho da família? Usar as pistas como campo de prova sempre foi atraente para as empresas nipônicas. Os ralis foram especialmente populares entre os fabricantes. Junto com a arquirrival Subaru, a Mitsubishi era uma das referências tanto em termos de produto quanto de imagem. E nesse caso, a imagem fiel dos ralis pôde ser adquirida como produto nas lojas.

Honda CRX


Por que é o orgulho da família? Antes do Miata, o CRX usou a fórmula dos esportivos britânicos (ainda que com uma configuração bem diferente) para uma releitura moderna: mecânica comum em uma carroceria minimalista pensada para diversão. Um bom argumento contra a crítica que os produtos japoneses não têm alma.

Nissan Pao


Por que é o orgulho da família? Uma ilha apinhada de gente com uma mentalidade conformista facilita a expressão do lado iconoclasta e individualista de muitos. Para quem quer se expressar sem partir para o lado bosozoku, o projeto Pike da Nissan foi a salvação entre as décadas de 80 e 90. O Pao é um bom exemplo da época, misturando influências retrô com componentes modernos para chamar a atenção.

Honda NSX


Por que é o orgulho da família? O esportivo com alma zen. A suspensão é composta por peças de alumínio com uma construção impecável, o motor honra um acordo com as concorrentes para limitar a potência e todo o carro tem um acabamento que beira o sobrenatural. Merecia dar origem a uma dinastia; mas mantém a sensação de emoção e dignidade muitos anos depois de ter a produção encerrada.

Toyota 2000GT


Por que é o orgulho da família? O supercarro japonês original, e o modelo que fez com que todos entendessem que a Toyota e suas conterrâneas não se dariam por satisfeitas com suas caixinhas metálicas sobre rodas. Apesar de não ter sido um sucesso de público, sua influência é inegável. O 240Z, para ficar em um exemplo, não teria existido sem ele.

Toyota Prius


Por que é o orgulho da família? Pegue as restrições e contratempos da vida urbana moderna no Japão, uma dose de sensibilidade ecológica e um amor inseparável pela tecnologia e você consegue entender da onde veio o Prius. É uma direção nova e desconfortável para alguns, mas se encaixa muito bem neste cenário.

Nissan Skyline GT-R


Por que é o orgulho da família? Por gerações o GT-R foi a referência em tecnologia automotiva de ponta no Japão. O modelo atual pode ter tomado formas que quebram com a tradição, mas qualquer um deles continua sendo um representante perfeito da interpretação japonesa do carro GT: design sem exageros, potência e velocidade extraordinários e controle superior.

Suzuki Wagon R


Por que é o orgulho da família? Sério, o verdadeiro carro japonês é aquele que mais se sente em casa no Japão: o keijidosha, simplesmente Kei. Estas pérolas da engenharia não passam de soluções individualistas para um verdadeiro quebra-cabeça de design e leis. Alguns são valentes modelos turbinados, outros incrivelmente bizarros, mas o Wagon R é o mais vendido de todos e merece ser escolhido como o seu representante: quadrado, alto, estupidamente prático, um triunfo das ideias e soluções sobre as circunstâncias.

Fonte: jalopnik
Disponível no(a):http://www.jalopnik.com.br
 Comente está postagem.

Nenhum comentário: