Toyota investe em tecnologia no novo Camry para manter sedã no alto do ranking de vendas norte-americano
por Igor Macário
O Toyota Camry lidera há 13 anos o mercado de sedãs médios nos Estados Unidos – aqui no Brasil é considerado um médio-grande. Para manter a "pole position" no segmento mais disputado, a marca japonesa mexeu em seu campeão, que ganhou uma nova geração e ficou mais econômico e eficiente.
A concorrência com o conterrâneo Honda Accord, o transformado
Hyundai Sonata e o renovado Volkswagen Passat, que se dissociou do
europeu e agora ostenta uma carroceria exclusiva – e maior – para o
mercado norte-americano, passou a incomodar as vendas do veterano Camry.
Agora, a marca espera manter a supremacia com o novo carro.por Igor Macário
O Toyota Camry lidera há 13 anos o mercado de sedãs médios nos Estados Unidos – aqui no Brasil é considerado um médio-grande. Para manter a "pole position" no segmento mais disputado, a marca japonesa mexeu em seu campeão, que ganhou uma nova geração e ficou mais econômico e eficiente.
A sétima geração do Camry usa a mesma plataforma e motores da anterior, seguindo a tradição da Toyota de fazer duas fases por cada arquitetura. A atual é de 2006 e entra agora em seu segundo ciclo. A próxima geração do modelo deverá representar uma nova mudança geral. Isso significa que estão lá o bom espaço interno e o eficiente V6 de 3.5 litros de 271 cv. O modelo passou por extensas modificações no interior, para ganhar mais espaço interno sem mudar os 2,75 m de entre-eixos.
O motor, menos potente que na geração anterior – que tinha 284 cv – ficou mais econômico e entrega números de desempenho semelhantes ao antecessor. A Toyota fala em bons 9,4 km/l em ciclo urbano para o motor V6 da versão topo XLE. Há ainda a opção por um motor menor, de 2,5 litros e 170 cv, que pode equipar todas as versões, e é capaz de rodar até 11,1 km/l na cidade. O seis cilindros está disponível apenas a partir da intermediária SE e não poderia faltar uma opção híbrida, posicionada no topo da gama.
Além de mais espaço, o interior ganhou mais tecnologia, com a introdução de itens de conveniência – como o novo sistema Entune de entretenimento – e segurança. São dez airbags, que incluem proteção para os joelhos do motorista e do passageiro da frente, inexistentes no modelo anterior. A mudança visual do painel confere ao interior um aspecto um pouquinho mais moderno. A versão topo XLE com motor V6 – vendida nos Estados Unidos pelo equivalente a R$ 52 mil – traz revestimento em couro e madeira, além dos bancos dianteiros com ajustes elétricos.
Por fora, o Camry ganhou um ar mais esportivo, com vincos pronunciados e muitas referências a outros carros da marca, como o híbrido Prius e o próprio Corolla. O teto tem um caimento menos acentuado na traseira, para privilegiar o espaço para a cabeça dos ocupantes do banco de trás. O perfil ficou mais aerodinâmico, o que melhora a eficiência energética do modelo. As linhas da tampa do porta-malas formam um pequeno "spoiler" no alto da peça, que direciona o fluxo de ar e reduz a resistência à passagem do ar.
A Toyota espera que 50% das vendas do novo carro nos Estados Unidos sejam para clientes que já possuíam o antigo Camry. Portanto, o foco é melhorar o que já agradava o consumidor habitual. No Brasil, o modelo é esperado ainda para o primeiro semestre de 2012, trazido do Japão apenas na versão XLE com motor V6, como já acontecia.
Primeiras impressões
Eficiência aprimorada
por Hector Mañon
do AutoCosmos.com/México
exclusivo para Auto Press
A palavra mais adequada para descrever o novo Camry é comodidade. O conjunto mecânico consegue entregar respostas sempre muito suaves, que contribuem para um rodar muito confortável. Suspensão, direção e câmbio foram calibrados para trabalharem de maneira quase imperceptível e o carro deslancha sem sobressaltos pelas ruas e avenidas.
O espaço interno foi melhor aproveitado no novo modelo, que mantém a plataforma do antigo. Itens como os encostos dos bancos dianteiros ficaram menos espessos para ampliar o vão para as pernas dos ocupantes traseiros, e o habitáculo foi espichado para a frente. Pequenas mágicas ampliaram as medidas internas sem alterar qualquer dimensão externa do carro. O acabamento foi melhorado, com encaixes precisos e materiais de qualidade comparável aos alemães. Além disso, o modelo ganhou mais tecnologia, com um sistema de som com tela sensível ao toque, rádio e navegação por satélite.
O motor é o mesmo da geração anterior, um V6 de 3.5 litros e 271 cv a 6.200 rpm e bons 34,4 kgfm de torque. O propulsor pode ser descrito como um dos melhores seis cilindros à venda. A unidade trabalha suave, sem esforço aparente para empurrar o sedã de 1,5 tonelada. O trem de força responde bem aos comandos do acelerador, com arrancadas até vigorosas, mas o Camry parece sair de sua "zona de conforto" ao ser exigido com maior decisão. A melhor vocação do modelo é mesmo viajar em estrada sem muita pressa, com boa dose de conforto a bordo.
A direção – com assistência elétrica – é mais direta que antes, num claro esforço da Toyota para tornar o Camry um carro mais divertido de dirigir. A mudança de fato deixou o carro mais "na mão". Entretanto ele ainda é um clássico sedã americano, com comportamento calmo, suave e que até aceita uma condução mais esportiva. Mas essa não é sua proposta.
Ficha Técnica
Toyota Camry XLE V6
Motor: A gasolina, dianteiro, longitudinal, 3.456 cm³, seis cilindros em V, quatro válvulas por cilindro e sistema de abertura variável de válvulas. Injeção eletrônica multiponto e acelerador eletrônico.
Transmissão: Câmbio automático com seis marchas à frente e uma a ré. Tração dianteira. Oferece controle de tração.
Potência máxima: 271 cv entre a 6.200 rpm.
Aceleração de 0 a 100 km/h: 7,4 segundos.
Velocidade máxima: 220 km/h.
Torque máximo: 34,4 kgfm a 4.700 rpm.
Diâmetro e curso: 94,0 mm X 83,0 mm. Taxa de compressão: 10,8:1.
Suspensão: Dianteira independente do tipo McPherson e amortecedores a gás. Traseira do tipo dual-link com estrutura McPherson com amortecedores a gás. Barras estabilizadoras na frente e atrás. Oferece controle eletrônico de estabilidade.
Pneus: 215/55 R17.
Freios: Discos ventilados nas quatro rodas. ABS, EBD, assistente de frenagem de emergência e controle de frenagem em curvas.
Carroceria: Sedã em monobloco, com quatro portas e quatro lugares. Com 4,80 metros de comprimento, 1,82 m de largura, 1,47 m de altura e 2,75 m de distância entre-eixos. Airbags frontais, laterais, para os joelhos dos ocupantes dianteiros e do tipo cortina.
Peso: 1.580 kg.
Capacidade do porta-malas: 437 litros.
Tanque de combustível: 70 litros.
Produção: Kentucky, Estados Unidos.
Lançamento mundial: 2011.
Itens de série: Ar-condicionado automático, direção elétrica, trio elétrico, computador de bordo, volante multifuncional, partida por botão, rádio/CD/MP3/USb/iPod/Bluetooth, bancos dianteiros com ajuste de altura, airbags frontais, laterais e de cabeça, controle de estabilidade e de tração, ABS com EBD, assistência de frenagem de emergência e sensor de chuva com acionamento de farol baixo.
Preço nos Estados Unidos: US$ 29.845 (equivalentes a cerca de R$ 52 mil), a Toyota ainda vende o modelo antigo no Brasil por R$ 131 mil.
Fonte: motordream.
Disponível no(a): http://motordream.uol.com.br
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