Fotos: Divulgação
Honda Crossrunner une esportividade a pitadas de off-road
por Carlo Valenti/Infomotori
exclusivo para Auto Press
A Honda sempre foi bem sucedida com as Sport Tourer, segmento que mescla
características das motos esportivas com o conforto das touring, ótimas
para longas distâncias. Entre elas, está a VFR, que "bombou" desde sua
aparição, em 1986.
E agora, mais de vinte anos depois, a marca japonesa
dá sequência ao desenvolvimento da gama com uma crossover, que desta vez
mistura elementos tanto das naked esportivas quanto das motos
aventureiras às estradeiras. O resultado é a Crossrunner, apresentada no
Salão de Milão em 2010. A nova moto utiliza muitos componentes da
VFR800, como motor, quadro, suspensões e até os freios.
O propulsor V4 de 782 cm³ entrega bons 102 cv, com a tradicional
configuração em V com 90° entre as bancadas de cilindros. O sistema de
variação contínua do tempo de abertura das válvulas VTEC faz com que boa
parte da força esteja disponível a baixos regimes. Com isso, a Honda
promete facilitar a utilização da moto em circuito urbano, com mais
força em rotações moderadas e respostas prontas ao acelerador.
A Crossrunner usa uma suspensão por garfo telescópico na frente, com
amortecedor de cartucho e curso de 43 mm. Atrás, do tipo monochoque com
um amortecedor a gás e 119 mm de curso. Os freios são herdados da VFR,
com sistemas de disco duplo e pinça de três pistões na frente e disco
simples com pinça de pistão duplo atrás. O ABS é sempre de série, assim
como o sistema de distribuição eletrônica da frenagem. O conjunto foi
pensado para ser mais eficaz no asfalto, mas teve os pneus Pirelli
desenvolvidos especialmente para a utilização mista da Crossrunner.
Na Europa, a nova Honda custa 11.085 euros – cerca de R$ 25 mil. No
entanto, o preço pode aumentar bastante com a vasta gama de acessórios
da marca. A lista inclui bagageiros laterais, que suprem a falta de
espaços para armazenar objetos da Crossrunner. Além deles, um para-brisa
escamoteável ajuda com o vento em viagens longas, e há até mesmo
manetes aquecidos para pilotagem no inverno europeu.
A Honda pretende com a Crossrunner se inserir em um segmento crescente
na Europa, hoje povoado por motos maiores, como a Ducati Multistrada
1200 e a Triumph Tiger 1050. A proposta de uma motocicleta agradável no
trânsito urbano, e que ainda encare sem problemas uma viagem no fim de
semana, caiu no gosto europeu, que tem se mostrado receptivo a essas
motos. Segundo a Honda, a Crossrunner ainda não tem previsão para chegar
ao Brasil.
Impressões ao pilotar
Mistura no ponto
A princípio, montar na Crossrunner gera uma impressão diferente. Mas não
é nada negativo. A posição de pilotar surpreende pelo posto elevado, e o
piloto viaja com as costas eretas e braços esticados. A base do assento
localizada a 81 cm do solo ajuda no controle direcional e privilegia o
conforto. A sensação é de total controle sobre a motocicleta, que parece
pesar menos que os seus 240 kg sugerem.
Uma vez em movimento, a Crossrunner mostra suas melhores qualidades. A
agilidade agrada e o baixo centro de gravidade torna as manobras fáceis e
seguras. O desempenho do motor é muito bom, e se transforma após o
patamar de 7 mil rpm. Abaixo disso, entrega força e suavidade para o
tráfego urbano, e acima, o sistema VTEC muda o comportamento do
propulsor, que passa a emitir um som mais encorpado e projeta a
Crossrunner para frente com uma decisão significativa.
A suspensão dá conta das imperfeições do solo, e não demonstra qualquer
sinal de instabilidade em curvas. Mesmo no limite, o comportamento é
previsível e seguro. A Crossrunner segue o caminho apontado pelo
condutor sem sustos. A sensação de segurança é tanta que é fácil se
pegar fazendo curvas próximo do limite ou costurando pelo meio do
trânsito.
Os únicos problemas são a ausência de espaços para armazenamento, que
faz falta numa sport tourer, cuja função facilmente poderá ser a de
única motocicleta para trabalho e lazer. Além disso, a suspensão – tanto
dianteira quanto traseira – poderia oferecer algum tipo de ajuste,
ainda mais pela proposta "multiuso" da Crossrunner.
Ficha técnica
Honda Crossrunner
Motor: A gasolina, quatro tempos, 782 cm³, quatro
cilindros em V, quatro válvulas por cilindro, duplo comando no cabeçote e
comando variável de válvulas. Injeção eletrônica multiponto sequencial e
acelerador eletrônico.
Câmbio: Manual de seis marchas com transmissão por corrente.
Potência máxima: 102 cv a 10.000 rpm.
Torque máximo: 7,4 kgfm a 9.500 rpm
Diâmetro e curso: 72 mm X 48 mm.
Taxa de compressão: 11,6:1
Suspensão: Garfo telescópico de 43 mm com 108 mm de curso. Traseira do tipo monochoque com amortecedor a gás, com 150 mm de curso.
Pneus: 120/70 R17 na frente e 180/55 R17 atrás.
Freios: Disco duplo, pinça com pistão triplo na frente e
disco simples de 256 mm em forma de pétala, pinça com pistão duplo na
traseira. ABS de série.
Dimensões: 2,13 metros de comprimento total, 0,79 m de
largura, 1,24 m de altura, 1,46 m de distância entre-eixos e 0,81 m de
altura do assento.
Peso: 240 kg.
Tanque do combustível: 21,5 litros.
Produção: Kikuchi, Japão
Lançamento mundial: 2011.
Preço na Europa: 11.085 euros, ou R$ 25.400.
Fonte: motordream
Disponível no(a): http://motordream.uol.com.br
Comente está postagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário