11 de fev. de 2012

Teste: Audi A1 Sportback abre as portas da esperança

Fotos: Divulgação
Teste: Audi A1 Sportback abre as portas da esperança
Variante de quatro portas torna mais prático o menor carro da marca

por Carlo Valenti
do Infomotori.com/Itália
exclusivo para Auto Press


Após o sucesso da versão duas portas do A1, a Audi resolveu ampliar a gama do modelo com o Sportback, a variante com quatro portas do pequeno hatch. A marca espera aumentar as vendas do carro, que colocou a Audi no segmento dos pequenos premium na Europa. Para a fabricante alemã, o Sportback pode responder por até dois terços das vendas do modelo. O A1 passou a ser o único da categoria a oferecer a opção de mais portas, já que seu concorrente direto, o Mini, ainda se mantém restrito ao projeto original.
Como na primeira versão, o A1 Sportback possui uma vasta gama de motores na Europa. São nada menos que sete opções, quatro a gasolina e três a diesel, com potências entre 86 cv – extraídos de um pequeno 1.2 litro – e 185 cv. Todos os propulsores usam injeção direta e sobrealimentação. Os diesel são logicamente os mais econômicos, com o 1.6 TDI de 90 cv capaz de rodar até 26 km/l. O câmbio de dupla embreagem S Tronic de sete marchas também pode equipar diversas versões do A1 Sportback. No entanto, a estrela da gama é o novo 1.4 litro TFSI com 140 cv e o novo sistema de desativação de cilindros, inédito em um motor pequeno. Com carga moderada, o propulsor funciona apenas com dois cilindros e aumenta a economia de combustível consideravelmente.


Mas a tecnologia investida no A1 Sportback não está somente sob o capô. O modelo também inaugura uma nova versão do sistema de entretenimento MMI, capaz de se conectar a redes 3G de dados. Assim, o A1 se transforma num ponto de internet sem fio, e permitir o uso de recursos online em celulares e em tablets dentro do carro. Por dentro, a nova versão teve a curvatura do teto refeita, para dar mais espaço no banco traseiro. É claro que ainda é um carro pequeno, com amplitude limitada. Porém é capaz de acomodar quatro adultos de estatura média sem muito aperto. Na Europa, o banco traseiro vem de série com apenas dois lugares – e um porta-copos no meio. Mas, opcionalmente, o banco pode ser inteiriço.

O A1 Sportback mais barato, equipado com o 1.2 litro TFSI de 86 cv e câmbio manual – começa em 16.950 euros, cerca de R$ 38 mil, na Alemanha –, e pode chegar aos 25.970 euros, quase R$ 59 mil, na versão topo esportiva S Line com o 1.4 TFSI de 185 cv, este sempre equipado com a transmissão automatizada S Tronic de sete velocidades. O modelo não é barato, mas condiz com a proposta de entregar mais luxo e sofisticação em uma embalagem menor. O A1 Sportback está previsto para chegar ao Brasil em maio, mas ainda não teve o preço definido. Para ter uma noção, o A1 de duas portas custa aqui R$ 89.900, com o motor 1.4 TFSI de 122 cv.



Primeiras impressões

Pequeno, mas bravo

Costa Brava/Espanha –
Logo ao entrar no A1 Sportback, a qualidade do interior se mostra já no bater de porta, abafado e silencioso. A versão Ambition, com apelo mais luxuoso, é muito bem equipada. Por dentro se mostra semelhante a qualquer outro Audi de categoria superior, exceto pelo espaço interno bem menor. Definitivamente, o A1 não passa a impressão de ser um carro mais "pobre" só por ser o mais barato da Audi. Os bancos são muito bons, envolventes e com bom apoio lateral, além de terem a espuma com densidade correta.

O 1.4 litro TFSI de 185 cv é brilhante e está muito bem casado com a transmissão S Tronic automatizada de dupla embreagem e sete marchas. O conjunto é extremamente suave e sempre muito disposto. O bom torque de 25,4 kgfm constantes entre 2 mil e 4.500 rpm empurra com vigor o carro de apenas 1.215 kg. O conjunto é capaz de levar o A1 Sportback de zero aos 100 km/h em 7 segundos e aos 227 km/h de velocidade máxima.

A suspensão mais rígida da versão topo segura bem o modelo nas curvas. O sistema independente nas quatro rodas dá ao carro um comportamento muito neutro, salvo em saídas de curva, onde a frente tende a seguir seu próprio caminho quando sob aceleração forte. Isso faz o ESP entrar em ação mais do que o esperado, ainda que a atuação do controle seja discreta e o hatch desgarre muito pouco.

Apesar do espaço interno ter se mantido o mesmo do A1 de três portas – as dimensões externas não foram alteradas –, o acesso ficou muito melhor com as portas traseiras, que livram os ocupantes do contorcionismo necessário para entrar no A1. O modelo continua com forte apelo jovem, mas ainda muito elegante, como de praxe nos carros da Audi. Há também bastante tecnologia embarcada, o que contribui para uma boa dose de entretenimento e diversão a bordo.



Ficha Técnica

Audi A1 Sportback 1.4 TFSI Ambition

Motor: A gasolina, dianteiro, transversal, 1.390 cm³, quatro cilindros em linha, turbo e compressor mecânico, quatro válvulas por cilindro e sistema de abertura variável de válvulas. Injeção direta e acelerador eletrônico.
Transmissão: Câmbio automatizado com sete marchas à frente e uma a ré. Tração dianteira. Oferece controle de tração.
Potência máxima:  185 cv a 6.200 rpm.
Aceleração de 0 a 100 km/h: 7,0 segundos.
Velocidade máxima: 227 km/h.
Torque máximo:
25,4 kgfm a entre 2 mil e 4.500 rpm.
Diâmetro e curso:
76,5 mm X 75,6 mm. Taxa de compressão: 10,0:1.
Suspensão:
Dianteira independente em alumínio do tipo McPherson e amortecedores a gás. Traseira com barra de torção e amortecedores a gás. Barras estabilizadoras na frente e atrás. Oferece controle eletrônico de estabilidade.
Pneus: 215/40 R17.
Freios:  Discos ventilados na frente e sólidos atrás. ABS, EBD, assistente de frenagem de emergência e controle de frenagem em curvas.
Carroceria: Hatch em monobloco, com quatro portas e cinco lugares. Com 3,95 metros de comprimento, 1,74 m de largura, 1,42 m de altura e 2,46 m de distância entre-eixos. Airbags frontais, laterais, para os joelhos dos ocupantes dianteiros e do tipo cortina.
Peso:
1.215 kg.
Capacidade do porta-malas: 270 litros.
Tanque de combustível:
45 litros.
Produção: Ingolstadt, Alemanha.
Lançamento mundial: 2011.
Itens de série: Ar-condicionado automático, direção elétrica, trio elétrico, computador de bordo, volante multifuncional, partida por botão, rádio/CD/MP3/USb/iPod/Bluetooth, bancos dianteiros com ajuste de altura, airbags frontais, laterais e de cabeça, controle de estabilidade e de tração, ABS com EBD, assistência de frenagem de emergência e sensor de chuva com acionamento de farol baixo.
Preço médio na Europa: 25.100 euros (cerca de R$ 57 mil).




Fonte: motordream
Disponível no(a): http://motordream.uol.com.br
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