25 de fev. de 2012

Serviços:Road Inc. é o aplicativo definitivo para os gearheads



Quando recebi a dica do Road Inc., confesso que esperava mais um daqueles aplicativos caça-níqueis com fotos e listas de carros antigos que existem aos montes nas app stores. Então eu vi o vídeo de apresentação e achei melhor comprá-lo para um review. Este não é um mero aplicativo de carros antigos. É uma das melhores coisas já feitas para um tablet.


Quando recebi a dica do Road Inc., confesso que esperava mais um daqueles aplicativos caça-níqueis com fotos e listas de carros antigos que existem aos montes nas app stores. Então eu vi o vídeo de apresentação e achei melhor comprá-lo para um review. Este não é um mero aplicativo de carros antigos. É uma das melhores coisas já feitas para um tablet.
Road Incorporated é uma espécie de exposição virtual de 50 automóveis clássicos com projeções em 3D e mais de 4000 arquivos divididos entre fotos, anúncios, matérias de revista de época, vídeos onboard, manuais do proprietário, fichas de venda e registro, gravações do ronco dos motores, esquemas técnicos e cutaways. Os textos tem qualidade de informação e literária típica dos bons livros estrangeiros sobre o assunto. Uma experiência recheada de um jeito que nem meus sonhos adolescentes puderam imaginar.
Tudo começa com uma timeline que pode ser organizada por categorias – Economy, Luxury, Supercars, Sports e Racing – ou simplesmente pelo ano de lançamento. Nessa última ordem, a lista parte do De-Dion Bouton Vis-a-Vis, de 1899 e vai até o Mercedes-Benz SLR McLaren Stirling Moss de 2009. Inicialmente são 50 carros (veja a relação completa aqui), mas os desenvolvedores já estão trabalhando em mais 50 modelos.

A arquitetura do app é planejada para que a navegação seja natural e intuitiva. Você nunca entra em um beco sem saída ou navega em círculos pois sempre há um botão ou atalho para te levar exatamente aonde você deseja. Ao longo dos textos é possível clicar em trechos que “chamam” as imagens que o ilustram e depois basta arrastá-las para o lado para continuar a leitura. É como se você estivesse realmente lendo um livro sobre a mesa com uma pilha de fotos e documentos ao lado. A navegação é acompanhada por mais de 50 faixas de trilha sonora de ambientação.

Mas o que torna este app mais que especial é a qualidade estética dos gráficos e tipografia. Não há modismos nem clichês típicos de designers, as fontes são clássicas e bem selecionadas, e fazem com que os documentos pareçam realmente da época de cada carro. As texturas, perspectivas, sombreamento são dignas das melhores animações de cinema – o estúdio desenvolvedor do app diz usar a mesma tecnologia que a indústria cinematográfica. Você pode ver uma amostra desse trabalho no site oficial do app, embora ele não reproduza nada da experiência e das sensações da navegação pelo aplicativo.

Apesar de toda essa qualidade o Road Incorporated tem alguns pontos negativos – e o grau de inconveniência depende de valores pessoais e da paciência de cada um. O primeiro deles é estar disponível apenas para iPad. O segundo é que o app só vem carregado com um carro, a Ferrari 250 GTO, e os outros 49 modelos precisam ser baixados um a um (não se assuste como eu, é tudo de graça depois da primeira compra) e isso consome um bom espaço de memória. E o terceiro é que não há uma única frase em português em todo o aplicativo – os idiomas disponíveis são o inglês, espanhol, italiano, francês e alemão. Mas como já dissemos a respeito do The Car Book, isso pode ser uma vantagem caso você queira treinar sua proficiência.
Quando disse que Road Incorporated é um dos melhores aplicativos feitos para um tablet, não foi apenas por ser bonito ou ter muita informação que nos interessa. O estúdio Pyrolia aparentemente captou a capacidade e as possibilidades proporcionadas pelos tablets para criar uma experiência capaz de conquistar um garoto de dez anos que está descobrindo este universo motorizado ao mesmo tempo que é interessante para um experiente fã de carros. Lembra quando você viu o poster da F40 na Quatro Rodas e ficou imaginando como era o ronco daquela máquina? Agora basta clicar em um botão e aumentar o som. Melhor que isso só incluindo um simulador em parceria com um desenvolvedor de games.
Custa 5,99 dólares e está disponível na App Store brasileira. Nada oferece tanta informação e conhecimento por menos de 12 reais. Ok, talvez só um certo site que você acessa de graça…
Fonte: jalopnik
Disponível no(a): http://www.jalopnik.com.br
Comente está postagem.

Nenhum comentário: