25 de fev. de 2012

Serviços:Como funcionam os airbags?

 Fotos: Reprodução e HowStuffWorks.com
Como funcionam os airbags?  
Esse item de segurança reduz em 30% o risco de morte em acidentes

por Alyne Bittencourt
com AutoCosmos/México


Nos carros, há uma lista de itens voltados para a segurança dos passageiros. O cinto de segurança é um desses componentes e está presente há muito tempo nos carros, desde os mais simples. Um elemento de proteção que ainda não é tão comum, estando restritos a automóveis com nível de equipamento mais elevado, são os airbags, que reduzem o risco de morte em 30%.

Apesar de ainda não terem se popularizado, os airbags não são novidades. Eles surgiram há quase 30 anos. Os primeiros equiparam modelos da Mercedes-Benz nos anos de 1980. Nos Estados Unidos, Canadá e em alguns países europeus, os airbags são itens de série obrigatórios nos modelos de entrada.

Situação bem diferente da encontrada no Brasil. Atualmente, uma resolução do Contran determina que, a partir de 1º de janeiro de 2013, picapes médias e caminhões leves terão que vir, de série, com airbag para o condutor e freios ABS. A partir de 1º de janeiro de 2014, será obrigatório o airbag para o passageiro, e automóveis de passeio, ônibus e caminhões também serão obrigados a ter os equipamentos de segurança.

E como eles funcionam? Para entender o funcionamento dos airbags é preciso recordar das leis do movimento. Primeiro: objetos em deslocamento têm um “impulso” – o produto da massa e da velocidade do objeto. E, a menos que uma força atue sobre esse corpo, ele continuará a se deslocar na mesma velocidade e direção. Dentro dos veículos, os passageiros são esses objetos e tendem a continuar se movendo na velocidade em que o carro trafega, por isso são jogados para frente quando o carro colide.

Parar o impulso de um objeto requer a ação de uma força em um determinado período de tempo. Em uma colisão, a energia necessária para deter um corpo é grande porque o empuxo do carro mudou instantaneamente – já que ele encontrou uma barreira –, mas o empuxo dos passageiros se manteve. Por isso o sistema deve agir rapidamente e de modo a conter o deslocamento dos passageiros causando a eles os menores danos possíveis.

A função do airbag é justamente zerar a velocidade do passageiro, que era igual à velocidade do automóvel, sem causar ferimentos ou com o mínimo de lesões. As forças envolvidas no sistema são enormes. A bolsa se infla, ocupa o espaço entre o motorista e o volante (ou entre o passageiro e o painel, ou a lateral do carro, no caso do airbag de cortina) em frações de segundo para impedir o choque da pessoa com a superfície rígida.



O sistema de airbags é composto por três partes: a bolsa em si, o sensor que indica quando a bolsa deve ser inflada, e o sistema de enchimento. A bolsa é feita de um tecido de nylon muito fino e fica dobrada dentro do volante, do painel e dentro de algumas colunas e até no teto do veículo. O sensor recebe informações de um acelerômetro e, quando uma colisão é detectada, ele faz com que a bolsa infle. Isto ocorre quando há uma força de colisão equivalente ao choque contra uma parede a uma velocidade de 16 km/h a 24 km/h.

As bolsas são infladas pelo deslocamento dos gases gerados por uma reação química. No sistema de enchimento, o ácido de sódio reage com o nitrato de potássio e produz nitrogênio. A forte explosão de nitrogênio faz com que as bolsas se encham a uma velocidade de mais de 300 km/h. Um segundo depois, o gás se dissipa rapidamente através de pequenos furos na bolsa, para que o ocupante possa se mover. Após o processo, sai da airbag uma substância em pó. Ela geralmente é amido de milho ou talco, e é usada pelas fabricantes para manter as bolsas flexíveis e lubrificadas enquanto estão “guardadas”.


Fonte: motordream
 Disponível no(a): http://motordream.uol.com.br
Comente está postagem.

Nenhum comentário: