18 de fev. de 2012

Pontiac Trans Am: o carro preferido do Burt Reynolds Por Renato Bellote



Quem tem mais de vinte anos, talvez trinta, vai se lembrar com saudade de um filme que era exibido diversas vezes na “Sessão da Tarde”. Uma dica? “Bandido” e seu carro preto fugindo de um xerife trapalhão. Essa fórmula fez sucesso nos Estados Unidos, e por aqui também.

O mocinho, Bandit no original, era um sujeito com pinta de cowboy e bom de braço, que cruzava as estradinhas de mão única a bordo de um Pontiac Trans Am preto com a águia dourada no capô. O policial atrapalhado, por sua vez, sempre terminava a perseguição com sua viatura em pedaços (como eram resistentes esses carros…).
O clássico “Agarre-me de Puderes” e sua continuação “Desta vez eu te agarro”, com título original de “Smokey and The Bandit”, fez muito sucesso no final da década de 70 mesclando duas coisas que ficaram gravadas na minha memória: manobras incríveis e – novamente – o Pontiac.
O Firebird chegou ao mercado em 1967. Era irmão gêmeo do Camaro – afinal, dividiam a mesma carroceria – e se tornou bastante popular. A versão Trans Am foi lançada dois anos mais tarde e entrou definitivamente para o folclore norte-americano.
Mas foi na década seguinte, com a segunda geração, que o modelo se tornou um ícone entre os muscle cars. Estilo invocado, spoilers dianteiro e traseiro que davam a impressão de força e o scoop sob o capô. Essa, aliás, uma das melhores idéias dos engenheiros – e entusiastas – da época.
Os motores V8 começavam nos 4,3 litros e iam subindo – maravilhosamente – de cilindrada até chegar ao monstruoso 455, com 7,5 litros e torque de sobra para subir paredes. A potência máxima encostava nos 370 cv. Nada mal para queimar galões e galões de gasolina sem muita preocupação.
E voltando ao scoop, ele trazia debaixo dessa peça emblemática o Ram Air. O sistema emitia um ruído muito particular quando o cidadão resolvia assustar alguém no semáforo ou chamar a atenção das meninas que atravessavam a rua. O balanço da carroceria acompanhava o som. Fantástico!
O clássico das imagens é um T/A de 1975. Ele traz como destaque a águia no capô e nas laterais, que ficou bem legal nessa tonalidade banca. O interior monocromático foi outra moda dos anos 70 e 80 que dava um toque interessante em alguns modelos.
Esse carro traz o motor 400 V8, com seus 345 cv, e o Ram Air (o som único pode ser ouvido nas aceleradas). Além disso, os spoilers dianteiro e traseiro complementam seu visual, juntamente com as rodas de 15 polegadas.
Antes que o leitor pergunte, desde o mês passado estou prestando uma assessoria jornalística para a Private Collections, escrevendo textos para o novo site. Os vídeos são uma nova aposta, com um acervo bem grande para explorar. Essa é minha contribuição de carnaval, colocando o bloco (nesse caso, big block) na avenida.
Fonte: jalopnik
Disponível no(a): http://www.jalopnik.com.br
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