7 de fev. de 2012

Lançamentos- Veeco RT é o primeiro esportivo elétrico português

 Fotos: Divulgação
Veeco RT é o primeiro esportivo elétrico português
O primeiro protótipo do veículo foi apresentado este mês em Lisboa

por Alyne Bittencourt
MotorDream


A estreia mundial do primeiro esportivo totalmente elétrico fabricado em Portugal aconteceu no Casino Lisboa, onde mais de 5 mil pessoas puderam ver o primeiro protótipo do Veeco RT, nome que une o nome da fabricante do veículo, a VE, com a designação “eco”, que demonstra o compromisso do carro com o meio ambiente.

O carro, que tem apenas três rodas e é considerado um reverse trike (triciclo invertido, duas rodas na dianteira e uma roda na traseira tracionando o conjunto), é resultado de um projeto iniciado em 2005 pela VE, ano em que foi construído o primeiro Veeco, empresa que fabrica veículos de tração elétrica. Em 2009, o projeto foi aprovado em concurso e ganhou financiamento do Quadro de Referência Estratégico Nacional e agora faz parte de um consórcio do qual faz parte o Instituto Superior de Engenharia de Lisboa.
O protótipo apresentado foi o Veeco RT Serie 1. Segundo o AutoMotor, dentro de seis meses será construído outro protótipo, o Veeco RT Serie 2 destinado a testes de estrada e a tests drive que serão feitos por alguns clientes selecionados pela VE. Dentro deste mesmo período serão feitos também os primeiros modelos de pré-produção, os quais serão testados em condições reais de utilização.

Segundo a VE, a autonomia do veículo fica entre os 200 km e os 400 km, variando conforme o modo de dirigir do motorista, com velocidade máxima de 160 km/h, e indo de 0 a 100 km/h em 8 segundos. Porém, a fabricante diz que esses índices ainda vão melhorar até a versão final do modelo. Esses números são garantidos por um motor elétrico trifásico de 30 kW (40 cv) que pode chegar aos 80 kW (109 cv) e ajudados pelo baixo peso do veículo, apenas 800 kg.
O exterior do Veeco RT chama atenção por seu design em forma de gota e com toques de esportividade. No eixo dianteiro, as rodas são de 16 polegadas, enquanto a roda traseira é aro 18. Já a cabine é espaçosa, porém, leva apenas dois ocupantes e o seu acabamento é espartano, e é sobre ele que devem acontecer as principais alterações para a versão final do carro.

A cabine traz ainda um sistema multimídia que informa a velocidade, o estado da carga das baterias, a temperatura do motor, o consumo e os níveis de regeneração de energia garantida pelo sistema de freios. Esse sistema conta também com cd player com mp3, sistema de GPS e módulo de acesso à internet. A expectativa da marca é iniciar a comercialização do Veeco RT já no ano que vem, mas os preços ainda não foram revelados.


Fonte:motordream
Disponível no(a): http://motordream.uol.com.br/
Comente está postagem.

Nenhum comentário: