24 de fev. de 2012

Lançamentos: GM lança versão de baixas emissões do Chevrolet Volt

 Fotos: Divulgação
GM lança versão de baixas emissões do Chevrolet Volt
Nova versão exclusiva para a Califórnia permite que o carro trafegue nos corredores de transporte solidário

por Túlio Moreira

Depois da polêmica envolvendo incêndio na bateria do Chevrolet Volt, a GM está preocupada com o destino de seu veículo elétrico. Em janeiro, o modelo amargou apenas 603 unidades vendidas – o menor volume mensal desde agosto. Para reascender o interesse pelo carro, a gravata dourada lançou uma versão especial equipada com o pacote Low Emissions, que reduzirá ainda mais o nível de emissões de gases poluentes pelo veículo. O Volt não é ausente de emissões por não ser um automóvel 100% elétrico, já que possui um motor a combustão que funciona como extensor de sua autonomia.

A nova versão será vendida exclusivamente na Califórnia, estado mais avançado na política a favor dos carros elétricos no país. A principal vantagem do Volt Low Emissions será o privilégio de andar nos famosos corredores de transporte solidário que cortam as rodovias do estado. Apenas carros com nível muito baixo de emissões são autorizados a trafegar nestas faixas exclusivas, que possuem mais de 2 mil km de extensão. Dessa forma, os corredores solidários são comumente vazios e pouco congestionados, ao contrário das pistas convencionais. Na região Sul da Califórnia, é possível encurtar uma viagem em até 36 minutos utilizando as faixas especiais.

O governo da Califórnia é conhecido pela rigidez em relação à política de redução de emissões. Por isso, os novos Volt ganharão um adesivo que permite o acesso aos corredores solidários com validade até janeiro de 2015. Depois, a permissão ficará sob análise do estado. Modelos como Toyota Prius e Honda Insight, por exemplo, foram proibidos de trafegar nestas pistas em julho do ano passado. Entre os veículos que são autorizados atualmente, estão os elétricos Ford Transit Connect Electric, Nissan Leaf, Mitsubishi i-MiEV, e o Honda Civic GX, movido a gás natural. Para fazer uso da pista, ainda é preciso estar com dois ou mais ocupantes no carro, como forma de diminuir o uso de veículos por apenas uma pessoa.

Com a novidade, a GM espera alavancar novamente as vendas do Volt. Por isso, o modelo não sofrerá aumento de preços, mantendo o valor de US$ 39.900. Com o subsídio federal de US$ 7.500 e o programa de incentivo do governo californiano, no valor de US$ 1.500, o preço final do veículo cai para US$ 30.900. O elétrico com autonomia estendida é fabricado em Detroit e sua nova versão chegará às 140 concessionárias Chevrolet credenciadas para veículos elétricos na Califórnia até o fim deste mês.





Fonte: motordream
 Disponível no(a): http://motordream.uol.com.br
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