15 de fev. de 2012

Indústria Brasil poderia ter emplacado 3,93 milhões de veículos em 2011 sem restrições de crédito

Foto: Reprodução
Brasil poderia ter emplacado 3,93 milhões de veículos em 2011 sem restrições de crédito Medidas do Banco Central para desacelerar a economia afetaram a venda de carros em 2011

por Alyne Bittencourt

As medidas de restrição ao crédito adotadas pelo Banco Central fizeram com que de 200 mil a 300 mil veículos deixassem de ser vendidos para pessoas físicas no Brasil em 2011. Pelo menos é o que indica uma estimativa da Anef, a Associação Nacional da Empresas Financiadoras das Montadoras. Mas a associação acredita que, em 2012, as vendas irão se recuperar.A Anef prevê que as vendas de veículos vão crescer em ritmo superior ao registrado no ano passado. Esse crescimento mais acelerado é explicado pelo fim da vigência das medidas do Banco Central. A maior segurança do consumidor em relação à crise internacional também ajuda nesse processo. Para Décio Carbonari, presidente da Anef, a situação na Europa começa a se estabilizar, deixando o consumidor brasileiro mais seguro.

Apesar das medidas restritivas, o crédito para o financiamento de veículos cresceu 7,9% em 2011. O índice foi menor do que os quase 20% registrados em 2010, porém, se manteve dentro das projeções da Anef. No ano passado, foram vendidos 3,63 milhões de veículos no Brasil, o que representa um aumento de 3,4% em relação a 2010. Sem as medidas restritivas, o crescimento anotado teria sido de quase 12%.

Em 2012, a entidade projeta um aumento de 8% a 10% no saldo dos financiamentos. Para Carbonari, esse aumento deve ser puxado não apenas pela nova classe média, mas principalmente pelos clientes de maior poder aquisitivo que não adquiriram um carro no ano passado graças à incerteza da economia e ao aumento do custo do crédito.


Fonte: motordream
Disponível no(a): http://motordream.uol.com.br
Comente está postagem.

Nenhum comentário: