22 de fev. de 2012

F-1-Lotus erra ao minimizar defeito em chassi, diz ex-projetista

Na opinião de Gary Anderson, agora comentarista da BBC, equipe terá que construir novo carro

Romain Grosjean deu só sete voltas com o chassi E20-02 em Barcelona (Andrew Ferraro/LAT)

O ex-projetista da Jordan e atual comentarista da BBC, Gary Anderson, disse que a Lotus erra ao minimizar a falha estrutural no E20, modelo da equipe para 2012.
Nesta terça-feira, a equipe de Enstone anunciou sua retirada dos testes em Barcelona, após detectar um problema no bólido pilotado por Romain Grosjean. A princípio, a ideia era devolver o chassi nº 2 do time à fábrica na Inglaterra e esperar a chegada do nº 1, utilizado em Jerez, para dar prosseguimento aos treinos.

Ao constatar que o defeito estrutural havia sido encontrado em ambos os carros, a Lotus preferiu encerrar o trabalho em Barcelona.
“Vamos tomar as medidas certas e poderemos consertar o problema antes dos próximos testes”, afirmou o diretor técnico James Allison, cujo discurso foi refutado por Anderson.
“Você pode até considerar que eles teriam corrigido o problema durante a noite. Chassis são feitos de fibra de carbono, portanto você teria de juntar novas peças para fortalecê-lo”, explicou Anderson.
“Na minha experiência, se você não consegue fazer isso em 24 horas, não acho que [a correção total] seja possível. Não ficaria surpreso se eles tivessem que construir um novo carro, o que ia atrapalhar na primeira corrida”, acrescentou o ex-projetista da Jordan e da Stewart.
Segundo a revista alemã “Auto Motor und Sport”, a Lotus não descobriu o problema em Jerez de la Frontera, porque a pista da Andaluzia não é tão exigente quanto Barcelona.
Com a retirada da Lotus, o veterano Kimi Raikkonen, escalado para assumir o volante do E20 nos dois últimos dias de teste em Barcelona, perderá um valioso tempo de pista com o novo chassi. Raikkonen retornou à F1 após competir por duas temporadas no Mundial de Rali.
Fonte: Tazio
Disponível no(a): http://tazio.uol.com.br
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