29 de fev. de 2012

Ecclestone: "Austrália sairá do calendário se não fizer prova noturna"

Chefão da F1 volta a ameaçar renovação de acordo com Melbourne; contrato vai até 2015

Grid de largada para o GP da Austrália de 2011 (Steve Lee/LAT)

O mandatário da F1, Bernie Ecclestone, fez um alerta aos organizadores do GP da Austrália: ou eles deixam o circuito urbano de Albert Park, em Melbourne, em condições de receber uma prova noturna, ou o contrato de realização da corrida não será renovado.

A prova entrou no calendário em 1996, no lugar da pista de rua de Adelaide, que recebeu o GP da Austrália de 85 a 95. Desde então, o GP sempre ocorreu em períodos vespertinos, que, pelo fuso, caem sempre em horários da madrugada europeia.
Desde 2009, a hora de início da corrida foi adiada para o fim da tarde, em tentativa de amenizar o fuso e melhorar a audiência no velho continente. Os promotores, contudo, resistem em viabilizar uma prova noturna, alegando "impedimentos financeiros e ambientais".
"Temos um contrato e vamos respeitá-lo, o que significa que até 2015 a corrida está garantida", declarou Ecclestone, em entrevista à agência australiana "The Age". "Depois disso, eu realmente não sei", alertou.
"Se nos divorciarmos de nossos amigos em Melbourne, provavelmente estaremos dando adeus à Austrália. Porque eu não consigo ver como Adelaide poderia fazer isso [uma corrida noturna] acontecer, ou qualquer outro lugar, se Melbourne não puder. A corrida em si, do nosso ponto de vista, é provavelmente a menos viável de todas que temos", considerou.
Bernie pontuou que acharia melhor manter a corrida no calendário, mas salientou que há outros países prontos para assumir o posto do território oceânico e que não irá hesitar em fazer a troca, se necessário. "Temos outras corridas de prontidão para entrar no lugar da Austrália, algo que não queremos que aconteça", frisou. "Mas seria errado da minha parte ter que reportar ao nosso pessoal: 'Sinto muito, mas teremos que sair de qualquer outro lugar para manter a Austrália", completou.
As declarações do chefão da categoria contra os atuais moldes da prova australiana não são novidade. No ano passado, Ecclestone se envolveu em uma troca pública de acusações verbais com o prefeito de Melbourne, Robert Doyle, sobre o futuro do evento.
O GP da Austrália abre a temporada 2012 da F1, no dia 18 de março, às 17h locais, 3h no horário de Brasília.

Fonte: tazio
 Disponível no(a): http://tazio.uol.com.br
Comente está postagem.

Nenhum comentário: