18 de fev. de 2012

Postagem Nº 14.400-Achados meio perdidos- Honda CR-X 1.6 16V



Quem já passou horas jogando Gran Turismo certamente reconhece o pequeno Honda da foto logo à primeira vista. Se você não conhece, não se deixe enganar por este visual pacato adornado por calotas: o CR-X é um dos grandes carros dos anos 80 e um sério candidato a futuro clássico graças à fórmula perfeita de condução esportiva e entusiasta. Como as importações eram proibidas por aqui em sua época, eles são extremamente raros no Brasil, por isso esse exemplar anunciado no Mercado Livre a um preço bem camarada deve (ou deveria) ser disputado a tapa.

Se você é fã dos VTi e Si com seus motores VTEC, agradeça a esse carro por ter começado tudo quando passou a ser equipado com o novo motor em 1989. O CR-X foi a primeira variante esportiva do Honda Civic, um cupê 2+2 com uma aerodinâmica traseira Kamm, lançado em 1983 quando este era apenas um compacto econômico e barato. Nos primeiros anos, ele era oferecido somente com motores 1.3 ou 1.5 de potência variando entre 58 e 91 cv, mas em 1986 recebeu um novo motor 1.6 de 16 válvulas que deu a ele o desempenho que marcou época até mesmo na terra dos muscle cars.

A primeira geração do CR-X 1.6 tinha nada menos que 130 cavalos para empurrar seus 900 kg até os 212 km/h. A aceleração de zero a 100 km/h era feita em 7,5 segundos, em uma época que a Ferrari Testarossa com seu flat-12 de 390 cv precisava de 5,5 para fazer o mesmo. O VTEC chegou em 1989, com sua nova tecnologia de variação no comando de válvulas que aumentava a potência em rotações elevadas sem comprometer o consumo nas baixas. Com este novo motor, o CR-X passou a desenvolver 152 cv, o tempo de aceleração baixou para sete segundos e a velocidade máxima aumentou para 222 km/h.

O modelo à venda tem 38.000 km e é um 1.6i-16 1990 de especificação europeia – setas laranja, velocímetro em quilômetros por hora e volante no lado esquerdo. O anunciante aparenta não conhecer muito a respeito do carro, pois o anuncia como um Si  - versão vendida apenas nos EUA e Japão – com “bancos Recaro customizados”. O 1.6i-16 não era equipado com o VTEC, e por isso tem “apenas” 130 cv, e vinha com teto solar que aumenta seu peso para 1010 kg, mas a relação peso/potência ainda é de excelentes 7,76 kg/cv.

A melhor parte dessa história é que o carro está anunciado por 19.000 reais, preço da maioria dos Civics VTi da metade da década de 90. Quem ficou interessado precisa correr para arrematar o carro, pois quando os fãs da marca descobrirem o anúncio, ele não deve demorar a ser vendido.
 [MercadoLivre, dica do leitor João de Carli Medeiros]
Fonte: jalopnik.
Disponível no(a):http://www.jalopnik.com.br
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