5 de jan. de 2012

WTCC 2012 traz Seat, Chevrolet, BMW, Ford e... Lada


Não satisfeita com sua “participação” na Fórmula 1, a Lada agora volta os olhos para outro mundial da FIA, o WTCC. Mas diferente do que acontece na categoria máxima do automobilismo, no mundial de carros de turismo os russos vão participar com carro próprio. Outra marca que chega este ano ao WTCC é a Ford, que vem com o novo Focus.

O campeonato de 2012 segue as especificações do ano passado, com motor 1.6 turbo, assim como aconteceu no mundial de rali. A mudança não impediu o esvaziamento da categoria, que no ano passado já não contou com a equipe oficial da BMW. Mesmo assim, a FIA permitiu o uso dos modelos Super 2000 homologados anteriormente. Com isso, equipes independentes poderão competir com BMWs 320si, Cruzes, Lacettis e Seats León TDI usados em temporadas passadas.

Diferente dos últimos cinco anos, em 2012 o Brasil não abre o calendário, que começa no dia 11 de março no autódromo de Monza. A prova em Curitiba agora é a oitava rodada e acontece no dia 22 de julho. A maior novidade é a etapa nos Estados Unidos, terra da Nascar, no Infineon Raceway.

Até agora, a única equipe de fábrica que confirmou a participação integral foi a Chevrolet. E deve ser a única, já que a Seat saiu em 2010 e foi substituída pela Sunred. Mas o ano servirá de preparação para a Lada e Ford, que podem disputar o mundial de forma mais decisiva em 2013. A Volvo, cujo C30 Polestar disputou algumas provas em 2011, também planejava ter presença mais forte esse ano, mas nada foi confirmado ainda.

Pela Ford, o Team Aon fechou antes das festas de fim de ano os primeiros testes com o Focus – da geração que deve chegar ao Brasil em 2012 – no Centro Técnico da Ford em Essex, Inglaterra. O carro baseado no modelo que disputou o BTCC em 2011 será guiado por Tom Chilton.

Antes porém, o modelo ainda precisa passar por testes aerodinâmicos e a suspensão ainda receberá ajustes, para depois participar da inspeção técnica da FIA, que acontece no final deste mês.
Já a Lada anunciou sua volta ao WTCC com o Granta. A marca russa competiu com o antiquado 110 em 2008, substituído no ano seguinte pelo Priora. A Lada Sport vai disputar duas provas, Hungaroring no dia 6 de maio e Estoril no dia 3 de junho, ambos testes iniciais para uma futura temporada completa.
O carro será usado também em uma categoria própria, a Granta Cup, disputada na Rússia, e será base para um modelo homologado na categoria Super 2000 da FIA, para disputas em campeonatos de turismo nacionais. A gente só espera que os pilotos tenham mais sorte que o big boss daquelas bandas:


Fonte: jalopnik
Disponível no(a):http://www.jalopnik.com.br

Nenhum comentário: