5 de jan. de 2012

Toyota Camry é o carro mais vendido dos EUA em 2011

Fotos: Divulgação
Toyota Camry é o carro mais vendido dos EUA em 2011 Ranking de vendas do ano passado revela que comportamento dos norte-americanos em relação a carros grandes ainda não mudou

por Túlio Moreira

Não deu para o Cruze. Quando o sedã médio da Chevrolet foi lançado no Brasil, em setembro, exibia o status de ‘novo carro de passeio mais vendido dos Estados Unidos’. Pelo visto, o badalado título foi apenas ‘fogo de palha’. Tão logo conseguiu se recuperar das dificuldades impostas pelo tsunami no Japão, a Toyota retomou a preferência do consumidor norte-americano e o Camry terminou 2011 novamente como carro de passeio mais vendido por lá.
O sedã médio-grande da fabricante nipônica é o mais vendido do país desde 1997, quando conseguiu ultrapassar o Ford Taurus. De lá pra cá, só escorregou em 2001, quando a coroa ficou com o Honda Accord. Em 2011, o Camry emplacou 308.510 unidades no mercado americano. A queda de 5,8% em relação a 2010 – quando o sedã anotou 327.804 unidades – é justificada pelas dificuldades na produção do modelo nos EUA, em decorrência da escassez de componentes oriundos do Japão.

Se o topo do ranking não reservou surpresas, o segundo lugar traz uma novidade. Acostumado com a vice-liderança, o Accord precisou deixar a medalha de prata com o Nissan Altima, uma espécie de Sentra espichado. O sedã da Nissan emplacou 268.981 unidades – foram 229.263 em 2010 – e o modelo da Honda contabilizou 253.599 – queda de 10,2% face ao ano anterior, quando o carro somou 282.530 vendas. 

Os outros modelos que aparecem no top 10 apontam que a realidade do mercado norte-americano ainda não mudou. Os consumidores dos EUA não aderiram rapidamente ao downsizing, como era apontado por algumas pesquisas. Prova disso é que o também médio-grande Ford Fusion aparece na quarta colocação, com 248.067 vendas, e apenas no quinto lugar há um modelo de dimensões mais compactas. Neste caso, é o sedã médio Toyota Corolla, com 240.259 unidades emplacadas. O Chevrolet Cruze, tido como símbolo do novo comportamento dos compradores americanos, surge somente no sexto lugar, com 231.732 emplacamentos.

A lista dos 10 mais vendidos no ano passado por lá termina com Hyundai Sonata, Honda Civic, Chevrolet Malibu e Hyundai Elantra, que emplacaram, respectivamente, 225.961, 221.235, 204.808 e 186.361 unidades. O sedã médio coreano, apesar do décimo lugar – no ranking global foi o segundo –, cresce consideravelmente no mercado norte-americano, com alta de 40,9% diante das 132.246 unidades vendidas no ano anterior. Já o Civic segue o caminho oposto. A péssima receptividade em torno da nova geração fez as vendas caírem 14,9% na comparação com as 260.218 vendas de 2010.





Fonte: motordream
Disponível no(a):http://motordream.uol.com.br

Nenhum comentário: