6 de jan. de 2012

Tira-teima: Palio Sporting x March SR


Daniel Messeder, editor de Autoesporte
Olhei os números de teste do March 1.6. “Hum, anda bem”, observei. Depois, vi o preço dessa versão SR (topo de linha): R$ 39.990. Então peguei a tabela da Fiat e comparei: Palio Sporting, exatos R$ 39.990 também. Ambos têm motores 1.6 16 válvulas, porte compacto e um ligeiro tempero esportivo. O que aconteceria se a gente juntasse os dois? Foi o que fiz para este post.

Logo de cara, o Palio deixa o March com cara de pobre. Não que eu aprove toda essa parafernália visual que a Fiat carregou no Sporting (como aquelas horríveis pseudo-tomadas de ar nas laterais), mas a verdade é que o modelo mineiro investe bem mais no visual que o mexicano. Das linhas da carroceria ao desenho das rodas, o Palio é bem mais cativante. As únicas partes “esportivas” do Nissan são a pintura cinza das rodas e o spoiler na traseira. Sem isso, ele fica tão careta quanto a versão 1.0.
Por dentro, a impressão se repete. O Palio abusa do vermelho nos cintos, portas, fundo do quadro de instrumentos… Eu não pagaria 1 centavo pela faixa vermelha no painel e os bancos com tecido também vermelho (kit opcional de R$ 390), mas minha namorada achou “descolado”. Bom, é verdade que perto do March qualquer coisa parece mais descolada. O Nissan tem painel sem graça, todo de uma cor só (um cinza morto), com apenas uns apliques (também cinza, mas escuro) no volante e na borda do quadro de instrumentos.

Mas se o Palio sai na frente no visual, ao acelerar as posições se invertem. Apesar ter menor potência e torque (111 cv contra 117 cv e 15,1 kgfm contra 16,8 kgfm), o March se vale do seu baixo peso (982 kg ante 1.090 kg) e dos pneus mais finos (175/60 R14 frente a 195/55 R16) para arrancar na frente do Fiat. A aceleração de 0 a 100 km/h mostra vantagem de 1 segundo para o japonês – 10,1 s versus 11,1 s. E isso sem falar que o motor Nissan sobe de giro mais rápido que o E.TorQ do Fiat, além de ter melhor disposição em baixas rotações. O March também não teve dificuldade de se impor nas provas de retomada.
É o Palio, porém, que mais convida o motorista a se divertir. O March tem motor e… só. O restante dos sistemas (câmbio, freios, direção) não está à altura do propulsor. Até a posição ao dirigir, elevada, não favorece uma condução esportiva. O Fiat tem bancos mais envolventes, câmbio mais preciso (embora de engates mais longos), freios mais eficientes e uma direção mais rápida e pesada, que “conversa” melhor com quem dirige. Assim, é fácil se pegar atrasando frenagens e entrando forte nas curvas com o Sporting, que ainda tem o acerto de suspensão mais firme da linha Palio, sem falar nas rodas aro 16. O March balança bem mais na mesma situação, além dos freios não terem boa modulação, o que tira um pouco da graça de dirigir “animado”. E os pneus chineses Maxxis perdem aderência bem antes que os Pirellis do Fiat. Para completar, o Palio ainda consegue ser mais confortável que o Nissan em pisos ruins, onde o March acusa um “plac” ao cair nos buracos mais profundos.

Em compensação, o Nissan gasta menos: foi mais econômico na cidade (8,4 km/l contra 7,5 km/l) e na estrada (11,4 km/l contra 10,1 km/l), com etanol. E só ele tem garantia de 3 anos, ante 1 ano do rival.
Uma falha grave do March é a ausência do ABS, nem como opcional. Os airbags frontais, porém, são de série. No Palio Sporting, o kit de airbags e ABS está com preço promocional de R$ 1 mil. E só o Fiat pode ter airbags laterais, também cobrados à parte. Nos equipamentos de comodidade, o Nissan traz de série o CD player, que é vendido como opcional no Palio (mas com uma opção com entrada USB e iPod). Ar-condicionado, travas e vidros elétricos são itens-padrão em ambos, mas só o Nissan tem retrovisores elétricos de série. O Palio rebate com a chave canivete e a abertura elétrica da tampa do porta-malas, por meio do logotipo da marca.
No fim, saí desse tira-teima convencido de que o Palio compensa o desempenho um pouco inferior com um conjunto mais interessante e interativo. Você concorda ou prefere o March?

Fonte:quarentena
Disponível no(a):http://colunas.revistaautoesporte.globo.com

Nenhum comentário: