20 de jan. de 2012

SPTuris revê custo, mas prazo é curto para 24 Horas de Interlagos

Evento foi cancelado após aumento abusivo no aluguel; promotor não crê em volta


Nova arquibancada de Interlagos na reta dos boxes (Lucas Santochi/Tazio)
A novela em torno da realização das 24 Horas de São Paulo ganhou um novo capítulo nesta quinta-feira. Pela manhã, a SPTuris, empresa de capital misto que administra o Autódromo de Interlagos, fez uma reunião com representantes do automobilismo paulista e prometeu uma nova tabela de aluguel da pista para 2012, diferente daquela em que constava aumento de 1.600% nos preços praticados e que havia sido promulgada no Diário Oficial nos últimos dias de 2011.

Ao ser informado sobre o aumento dos preços, o organizador das 24 Horas, Antônio Souza Filho, suspendeu o evento por tempo indeterminado. Mas durante a reunião desta quinta, diretores da SPTuris recuaram e se mostraram dispostos a manter o custo de aluguel de Interlagos em R$ 25 mil para esta prova, como havia sido estabelecido no ano passado. Em seguida, pediram a Souza Filho, que realizasse a prova na data anteriormente marcada: 28 e 29 de janeiro.
Em entrevista ao Tazio Autosport, no entanto, Antônio Souza Filho admitiu que dificilmente a prova acontecerá. Diante do adiamento, o organizador das 24 Horas se recusou a receber as taxas de inscrições de pilotos e equipes, e perdeu as cotas de espaço na Rede Globo, conquistadas devido a um acordo com a fornecedora de pneus Bridgestone.
“Ao final da reunião, a direção da SPTuris me chamou e falou: ‘Cara, vamos fazer as 24 Horas’. Perguntei: ‘Como? Desativamos o combustível, os pneus, perdi a cota da Globo... Vamos fazer o seguinte: até as 20h, te dou a confirmação’. A situação ficou difícil”, afirmou Souza Filho, que entrava em contato com os pilotos ao mesmo tempo em que era entrevistado pela reportagem.
“Estou tentando falar com eles [pilotos]. Alguns caras já gastaram o dinheiro e arrumaram outras coisas. Vai ser difícil por causa das reservas de hotel, etc. Estou tentando falar com a Bridgestone e também resolver a questão dos combustíveis”, acrescentou o promotor das 24 Horas.
Souza Filho atribuiu a decisão do adiamento à falta de cuidado da SPTuris com os eventos de automobilismo. Segundo ele, o ato de divulgar a tabela de preços para o autódromo de Interlagos na última semana do ano passado, no dia 28, complicou a logística de realização do evento.
“Isso [a divulgação da tabela] foi no apagar das luzes. Desde o dia 1º, a Transamérica estava dando dez chamadas por dia para as 24 Horas, fazendo um monte de material promocional. Como vou reativar tudo isso?”, questionou Souza Filho, que estendeu as críticas aos responsáveis pela empresa paulistana.
“Os assessores ‘marcaram’. O novo presidente [Marcelo Schmidt Rehder] é um diretor de eventos, não entende nada de automobilismo”, acrescentou.
Caso seja realizada, as 24 Horas de Interlagos retornará ao calendário do automobilismo brasileiro após 42 anos. O evento seria disputado na semana de aniversário da capital paulista, no autódromo homônimo, e contaria com a participação de 28 pilotos.
Confira na íntegra a nota divulgada pela SPTuris:
19/01/2012 - A São Paulo Turismo – SPTuris, empresa municipal que administra o Autódromo de Interlagos, apresentou para os promotores de corrida e federações de automobilismo a tabela de preços que será praticada para os eventos em 2012. A reunião aconteceu no Parque Anhembi, com mais de 60 participantes, entre pilotos, promotores e representantes das diversas categorias que utilizam o Autódromo, e a direção da SPTuris.
A tabela 2012 foi feita com base em um novo conceito de utilização do Autódromo, que tem por objetivo racionalizar e otimizar o uso das áreas, visando uma melhor ocupação dos espaços. Por essa razão, o preço final deixa de ter um valor fixo de evento/dia e passa a ser calculado a partir das necessidades específicas de cada organizador. O aumento final, com relação a 2011, será de no máximo 16%, e para as competições regionais será mantida a política de incentivo e fomento.

Fonte: tazio
Disponível no(a): http://tazio.uol.com.br/
Comente está postagem.

Nenhum comentário: