21 de jan. de 2012

Pedal de freio do Chery S-18 entorta em avaliação da Car and Driver, e recall é anunciado


Durante testes de frenagem conduzidos por jornalistas da edição brasileira da Car and Driver, o pedal de freio do novo Chery S-18 entortou perigosamente para o lado esquerdo. Resultado: explicações confusas por parte do fabricante, e o anúncio de um recall imediato.


Pedal Chery S-18
Pedal Chery S-18
Créditos: Luiz Guerrero

As fotos publicadas no site da revista não deixam dúvidas quanto à fragilidade da estrutura, que não resistiu a uma avaliação de frenagem a partir dos 100 km/h até a imobilidade. De sua parte, a marca chinesa oferece justificativas não muito convincentes. Abaixo, o comunicado na íntegra – e na sequência, alguns comentários a respeito:
Em meados do segundo semestre de 2011 foi feito o primeiro pedido de importação do modelo Chery S18 para ser comercializado no Brasil. Diante do anúncio do governo brasileiro da nova tributação para carros importados, em setembro de 2011, esta solicitação passou a ter caráter prioritário.
Em função da necessidade da produção deste lote de veículos no menor tempo possível, os fornecedores da Chery Automobile tiveram seus pedidos solicitados também com urgência.
No caso do fornecedor da pedaleira, por equívoco, foram produzidas e entregues as peças sem a alteração determinada pela engenharia da Chery, com reforço na haste do pedal de acionamento do freio e uma nova fixação em “L”.
Os carros produzidos na planta fabril da Chery na China foram encaminhados ao Brasil. Aqui chegando, percebeu-se a montagem dos veículos com a peça não corrigida.
Em razão disso, foi providenciada a importação para embarque imediato das pedaleiras com as alterações impostas pela engenharia da Chery, que está em curso.
As vendas do modelo Chery S18 foram interrompidas no mercado nacional e todas as unidades de veículos terão a substituição da peça efetuada pela Chery no Brasil.
Nos primeiros dias de janeiro de 2012, algumas unidades do Chery S18 foram comercializadas. Os proprietários dos veículos já entregues foram chamados e receberão um carro para uso enquanto o reparo estiver sendo efetuado.
1ª dúvida: como é que um veículo com problema em um dos mecanismos vitais para a segurança do condutor consegue passar por qualquer controle de qualidade?
2ª dúvida: o mesmo problema já havia sido detectado em um teste de um exemplar pré-série feito pela Quatro Rodas em junho de 2011. Se a Chery já sabia que o pedal de freio não era adequado, como é que as unidades do primeiro lote de produção destinado ao Brasil foram disponibilizadas sem serem inspecionadas a respeito?
3ª dúvida: se a Chery fala que já tinha solicitado alterações no pedal para o mercado brasileiro, isso significa que em outros mercados (onde ele se chama M1) o carro pode ter sido vendido anteriormente com esse defeito?

Esta não é a primeira vez que reportagens feitas por jornalistas automotivos brasileiros (essa categoria tão insultada por alguns leitores mais exaltados) resultam em recalls de gravidade acentuada. Em agosto de 2006, uma matéria da Quatro Rodas alertava para o risco a que os donos de Fox estavam expostos ao rebater o banco traseiro do Fox. Vários perderam parte do dedo. E pior: nos Fox exportados para a Europa, o problema não existia.
A Volkswagen demorou mais de um ano para eliminar o risco, não pronunciou a palavra “recall” e sequer admitiu a existência de um problema.

Fonte: jalopnik
Disponível no(a): http://www.jalopnik.com.br
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