9 de jan. de 2012

O anti-Série 3: ATS abre nova fase da Cadillac

Fotos: Divulgação
O anti-Série 3: ATS abre nova fase da Cadillac

Marca de luxo da GM quer dar a volta por cima e ganhar espaço entre as fabricantes premium

por Túlio Moreira

A alemã BMW destronou a japonesa Lexus e é a nova marca premium mais vendida dos EUA. A genuinamente norte-americana Cadillac se comporta como carta fora do baralho há muito tempo. Líder consolidada do segmento até 1997, a marca de luxo da GM emplacou 152.389 carros nos EUA em 2011, enquanto a fabricante bávara embalou nada menos que 247.907 unidades. A esperança de reverter esse quadro recai principalmente sobre o novo ATS, que estreia em Detroit e, depois de uma série de teasers, finalmente surge por completo.
Para fazer frente à tradicional trinca de germânicos composta por BMW Série 3, Audi A4 e Mercedes-Benz Classe C, o novo três volumes da Cadillac estreia motor de quatro cilindros e 2.0 litros capaz de render 273 cv de potência, atuando em conjunto com tração traseira, injeção direta twin-cam, sistema de controle variável das válvulas e  turbo twin-scroll com intercooler. Graças à redução da fricção interna de 16%, o desempenho do propulsor ficou ainda mais eficiente. Há também o aspirado de 2.5 litros e 200 cv e o V6 de 3.6 litros e 318 cv de potência. A transmissão, manual ou automática, tem seis velocidades.

A marca do grupo General Motors aposta todas as fichas no modelo, que ficará posicionado abaixo do CTS e deve pintar no mercado norte-americano em junho deste ano. O ATS mobilizou investimentos na ordem de R$ 300 milhões para a linha de montagem de Lansing, no Michigan. Em sua estratégia para ganhar mercado na China, é possível que o novo modelo também seja fabricado por lá.

O anti-Série 3 da marca americana deverá ganhar, no futuro, derivações familiares, esportivas e até um conversível. A Cadillac já havia divulgado um vídeo de testes operados pelos engenheiros da marca no circuito alemão de Nürburgring (veja link abaixo). O novo ATS ostenta linhas semelhantes aos lançamentos recentes da marca, como o topo de linha XTS.





Fonte: motordream
Disponível no(a):http://motordream.uol.com.br

Nenhum comentário: