Em 2011, marca japonesa adotou estratégia agressiva para ganhar participação no mercado brasileiro
por Túlio Moreira
A Nissan fechou o ano passado com 67.284 veículos emplacados, o que significa crescimento de 88% em relação ao volume comercializado em 2010. Com isso, a marca japonesa foi a que mais cresceu no mercado brasileiro, com alta de 0,9%. A participação de mercado terminou 2011 na ordem de 1,9%, mas os últimos meses apontam tendência de crescimento para este ano, com 2,6% em novembro e 3,6% em dezembro. A meta da Nissan é chegar a 5% do mercado nacional em 2014.
por Túlio Moreira
A Nissan fechou o ano passado com 67.284 veículos emplacados, o que significa crescimento de 88% em relação ao volume comercializado em 2010. Com isso, a marca japonesa foi a que mais cresceu no mercado brasileiro, com alta de 0,9%. A participação de mercado terminou 2011 na ordem de 1,9%, mas os últimos meses apontam tendência de crescimento para este ano, com 2,6% em novembro e 3,6% em dezembro. A meta da Nissan é chegar a 5% do mercado nacional em 2014.
Graças à estratégia de lançamento de novos modelos de entrada para o Brasil, a fabricante nipônica saltou da oitava posição de novembro para a sétima posição em dezembro. No acumulado do ano, no entanto, a Nissan figura no décimo segundo lugar. Afinal, os dois principais produtos do portfólio atual da marca chegaram ao mercado nacional apenas no segundo semestre: o hatch compacto March e o sedã compacto Versa, que vêm importados do México, sem pagar aumento de IPI.
No caso do March, a proposta de um modelo japonês no segmento de entrada está sendo bem aceita pelo consumidor brasileiro. O modelo emplacou 6.944 unidades desde sua estreia, em outubro, e ultrapassou a marca de 3 mil unidades por mês em dezembro, com 3.232 emplacamentos. Já o Versa acumula 3.224 vendas desde o lançamento, em novembro, e embalou 2.394 unidades no mês passado, com alta de 190% em relação ao mês de estreia.
Outro modelo que deu o que falar foi a picape Frontier, graças à polêmica campanha com o jingle “Pôneis Malditos”. O modelo acumulou 13.678 vendas, com alta de 59,3% frente a 8.583 emplacamentos em 2010. A linha Tiida (hatch e sedã) fechou 2011 com 16.069 unidades vendidas, enquanto o sedã médio Sentra registrou 10.489 vendas, crescimento expressivo de 76,3% face o ano interior, quando anotou 5.949 unidades. O representante da Nissan no segmento liderado pelo Toyota Corolla passou do oitavo para o sétimo lugar.



Fonte: motordream
Disponível no(a):http://motordream.uol.com.br
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