9 de jan. de 2012

Jaguar Land Rover em dúvida sobre três estados para fábrica no Brasil

 Foto: Divulgação
Jaguar Land Rover em dúvida sobre três estados para fábrica no Brasil Empresa pertencente ao grupo Tata deve reproduzir por aqui estilo de produção da Índia

por Túlio Moreira


Declarações do CEO da Jaguar Land Rover, Ralf Speth, durante o Salão de Nova Déli reascenderam as discussões sobre a instalação de uma fábrica da marca inglesa no Brasil. De acordo com o executivo, a estratégia faz parte da expansão dos negócios da companhia britânica nos mercados emergentes. A unidade industrial brasileira, portanto, repetiria o modo de produção das instalações indianas do grupo. Segundo apuração do periódico norte-americano Wall Street Journal, a JLR considera três polos automobilísticos já consolidados no Brasil, sem mencionar, porém, quais são as opções em questão.

De olho no mercado latino-americano, a fábrica brasileira da JLR deve começar montando modelos da Land Rover. A unidade indiana que servirá de referência para as instalações nacionais monta, em formato CKD, o utilitário Freelander, desde o ano passado. No final de 2011, o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, participou de uma reunião com o diretor-presidente da Jaguar Land Rover do Brasil, Flavio Padovan.

Apesar de não confirmar a pauta do encontro, a Jaguar Land Rover já teria atingido demanda suficiente no mercado nacional para justificar a instalação de uma linha de montagem brasileira. Nos anos 1990, a empresa inglesa chegou a produzir o jipe Defender por aqui, no sistema de CKD, em São Bernardo do Campo, São Paulo. Neste regime, as peças e componentes chegam de várias partes do planeta, e são apenas montadas localmente.
Fonte: motordream
Disponível no(a):http://motordream.uol.com.br

Nenhum comentário: