6 de jan. de 2012

Fiat se mostra muito otimista

 Foto: Divulgação
Fiat se mostra muito otimista Fabricante italiana estabelece meta de vender 6 milhões de veículos em 2014

por Alyne Bittencourt
MotorDream


Os tempos são de crise, mas a Fiat parece estar um pouco alheia a isso. Apesar da recente diminuição da previsão das vendas em 2012 – que desceu de 2,7 para 2,2 milhões de unidades –, a italiana manteve a projeção de vender 6 milhões de veículos em 2014, em conjunto com a Chrysler. Para alguns analistas entrevistados pela rede de notícias Bloomberg, a meta é muito otimista para o cenário atual.

Segundo analistas de mercado, para alcançar a meta, seria preciso que a Fiat tivesse uma participação maior nos mercados asiáticos, onde a participação da marca italiana ainda é tímida. Nesse contexto, há analistas que acreditam que, se o grupo alcançar a marca de 4,7 milhões de carros, já será um bom índice.

Uma fonte interna da fabricante informou à rede de notícias que, para atingir a meta de 2014, a Fiat irá se expandir para mercados que têm crescido mais rápido. A fonte disse ainda que um modelo da Jeep pode ser construído na fábrica da joint venture formada pela Fiat e pela chinesa Guangzhou. Dessa unidade fabril sairá, a partir do segundo semestre deste ano, o primeiro carro da marca italiana fabricado na China.

Se na Ásia a presença da marca ainda é pequena, na Europa a Fiat está mais presente, mas tem amargado um desempenho decepcionante. O volume de vendas do grupo no primeiro semestre do ano passado foi 13% menor do que no mesmo período de 2010. E na Itália, as vendas da Fiat e da Chrysler sofreram retração de 13,8% em 2011.

Sergio Marchionne, CEO do grupo, disse, em setembro, não descartar a possibilidade de formar outra parceria pois, para ele, é preciso criar grandes grupos. Porém, ele negou que haja planos iminentes para uma nova associação com outra fabricante.

Fonte: motordream
Disponível no(a):http://motordream.uol.com.br

Nenhum comentário: