
A apresentação mundial do modelo aconteceu na Comissão Europeia
por Alyne Bittencourt
O primeiro Hiriko em tamanho real do Hiriko foi apresentado no lançamento global do modelo em Bruxelas. O Hiriko é o resultado de um consórcio formado pela AFYPAIDA (associação que fomenta o desenvolvimento de atividades relacionadas à indústria automotiva), com o DenokInn (centro basco de inovação) e o MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts).
O Hiriko é um conceito elétrico com autonomia de 120km, segundo dados do fabricante, que foi desenvolvido no MIT e representa uma nova forma de mobilidade urbana que pode se tornar real com o consórcio que possibilitou a criação do protótipo inicial e a produção do modelo. Produção essa que dispensa linha de montagem, uma vez que o veículo foi concebido em uma estrutura dividida em sete módulos, que podem ser montados em qualquer tipo de fábrica. O Hiriko tem também um inovador volante multifuncional, no qual estão quase todos os comandos do veículo.


O carrinho tem porta frontal, como o Romi-Isetta, e pode carregar até duas pessoas. Um motor elétrico instalado em cada roda leva o conceito a uma velocidade máxima limitada a 50 km/h. Segundo o consórcio, o projeto pode chegar aos 90 km/h, porém, foi preciso limitar a velocidade por motivos de segurança. O tamanho pode enganar: a capacidade do bagageiro do pequeno notável é de 300 litros.

O Hiriko reserva ainda uma surpresa: quando o carro não está em uso, um sistema levanta a carroceria e permite que os eixos se aproximem. Isso reduz o espaço necessário para estacionar o veículo – os 2,7 metros de comprimento se tornam apenas 1.5 metros. A ideia dos criadores é que o veículo possa ser usado como carro próprio ou de aluguel, que, depois do uso, seria estacionado em lugares específicos, onde recarregaria as baterias até o usuário seguinte chegar.
Algumas cidades já demonstraram interesse no modelo que começará a ser produzido em 2013. Entre elas estão as norte-americanas Boston e São Francisco, a brasileira Florianópolis e as europeias Barcelona (Espanha), Berlim (Alemanha) e Malmo (Suécia).
Fonte:motordream
Disponível no(a):http://motordream.uol.com.br
Comente está postagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário